Maricá será palco de seletiva para maior competição mundial de Capoeira
A cidade de Maricá vai sediar, em novembro, uma das etapas da competição internacional Volta ao Mundo Bambas (VMB), evento que reúne capoeiristas de diversos países e é considerado o maior do mundo na modalidade. A seletiva local foi anunciada nesta quinta-feira (24/04) durante encontro realizado no Cine Henfil, no Centro, com lideranças da capoeira e representantes da Secretaria de Cultura e das Utopias.
O VMB funciona como uma liga esportiva, com etapas classificatórias, sistema de ranking oficial e diferentes categorias: infantojuvenil, adulto, feminino, máster e treinador. Além de incentivar atletas de todas as idades, o evento promove a valorização da capoeira como expressão cultural.
“As seletivas acontecem em Belo Horizonte, Salvador e terá uma no Rio. A gente pretende fazer uma seletiva em Maricá antes da grande final em novembro”, explicou o coordenador do evento na cidade, Alex Bittencourt.
“Esse é um evento importante para a modalidade e vamos realizar em nosso município”, completou Felipe Vieira, subsecretário de Cultura e das Utopias.
Saverio Scarpati, presidente do VMB, ressaltou que o projeto visa atrair a juventude e ampliar o alcance da capoeira. “É um evento que traz à tona os grandes capoeiristas do planeta na busca pelo cinturão com transmissão para várias cidades. O VMB é um palco para levar os grandes atletas da modalidade para a família brasileira apreciar, além de fortalecer sua importância cultural”, destacou.
Entre os participantes está Denis Cardoso dos Reis, conhecido como Mestre Topera, de 45 anos, morador do Bairro da Amizade. Campeão em edições anteriores, ele se prepara para disputar a competição pela terceira vez. “O público vai assistir a um espetáculo de capoeira com grandes atletas. Pratico a capoeira há 30 anos e é uma modalidade que vem crescendo com a participação de crianças também. Isso é muito bom”, disse o mestre.