Ausente em Maricá, Quaquá exige produtividade e ameaça demissões na Somar
Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (08/05), diretamente de seu gabinete, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou que irá promover cortes no governo e cobrou resultados de sua equipe, especialmente da autarquia Somar. O tom firme do discurso contrasta com o crescente incômodo da população diante da constante ausência do prefeito da cidade e da dificuldade de acesso a ele, postura totalmente diferente do ex-prefeito Fabiano Horta.
Na gravação, Quaquá afirmou estar reunido com o setor administrativo para discutir o “enxugamento da máquina pública”, citando a necessidade de redirecionar recursos para investimentos em obras, saúde e educação. Ele destacou que há atualmente cerca de 1.300 crianças fora das creches municipais, número que classificou como “um absurdo”.
“Eu vou enxugar a máquina. Determinei agora: a empresa de obras… há oito anos atrás, eu era prefeito, a gente via todo dia de manhã um mar de trabalhadores de camisa vermelha, limpando a rua, fazendo asfalto. Eu passei em Itaipuaçu ontem, vi um monte de rua sem asfalto. Então quero dizer ao presidente e à direção da Somar: quem não trabalhar ou ficar enrolando, demita! Demita!”, disparou Quaquá.
O prefeito ainda cobrou controle sobre contratos e materiais utilizados pela autarquia: “Eu quero fazer muito mais com muito menos, porque eu tinha R$100 milhões de orçamento pra investimento e a Somar fazia muita obra.”
Apesar do tom de cobrança e do discurso de austeridade, chama atenção o fato de Quaquá ter passado a maior parte das dos seus primeiros meses de mandato fora da cidade, em viagens à Europa, Cuba e Brasília. Durante esse período, moradores têm relatado problemas recorrentes em diversas áreas, como buracos nas ruas, falta de atendimento em postos de saúde e infraestrutura escolar precária.
Além disso, o gabinete do prefeito tem sido alvo de críticas por restringir o acesso da população, da sociedade civil organizada como os sindicatos e da imprensa ao chefe do Executivo, o que levanta questionamentos sobre a transparência e a efetiva escuta das demandas populares.
Ao final do vídeo, Quaquá enfatiza que sua única dívida é “com resultados para o povo de Maricá”. Resta saber se, de fato, o prefeito estará presente na cidade para garantir que essas promessas saiam do discurso e virem realidade.
Ver essa foto no Instagram