EsportesItaipuaçuNotícias de Maricá

Orla de Itaipuaçu sedia a primeira Meia Maratona Internacional pelos 211 anos de Maricá

A cidade de Maricá, realizará nos dias 24 e 25 de maio a primeira edição da Meia Maratona Internacional, como parte das comemorações pelos 211 anos do município. O evento é organizado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com a Conexa Hub e a Federação Estadual Rio de Atletismo, e contará com a participação de aproximadamente 5 mil atletas.

As provas ocorrerão na Orla de Itaipuaçu, com percursos de 21 km, 10 km e 5 km, além de uma corrida infantil voltada para crianças de 2 a 14 anos. A programação terá início no sábado (24) com a corrida para o público infantil, das 8h às 11h. No domingo (25), as largadas dos percursos adultos ocorrerão a partir das 5h20.

De acordo com o secretário de Esportes, Filipe Bittencourt, o evento reforça a identidade esportiva no município. “Aqui, em Maricá, as pessoas amam correr. Os espaços públicos e orlas são constantemente ocupados por grupos de corredores. Promover uma competição do porte da Meia Maratona Internacional confirma essa vocação da cidade, a prova disso foi o tempo recorde em que as inscrições foram esgotadas”, disse.

Entre os destaques desta edição estão a participação de influenciadores e atletas reconhecidos no universo das corridas, como Musser, Aliny Glaser, Lucas Vitoriano e Daniel Rangel, atleta do esporte adaptado. A corredora Luciete Souza, primeira mulher a vencer a tradicional Corrida da Ponte em 1981, também estará presente.

A organização ressalta o caráter internacional do evento, que contará com atletas de países como Quênia e Estados Unidos. A expectativa é movimentar cerca de 15 mil pessoas no município, impactando positivamente o turismo e a economia local. Segundo estimativas da organização, o evento deve gerar aproximadamente R$ 2 milhões em receitas.

“Temos 38% dos inscritos moradores de Maricá e 62% de outras regiões do Brasil. Isso aquece a economia local, fomenta o turismo e gera empregos. Estimamos um impacto financeiro de aproximadamente R$ 2 milhões”, afirma Rafael Prefeitinho, diretor de prova da Meia Maratona Internacional de Maricá.

Segundo ele, o sucesso da prova já inspira planos ambiciosos. “Queremos transformar o evento em uma maratona completa em 2026. Tivemos 5 mil inscrições esgotadas em apenas quatro minutos. Isso mostra o potencial da corrida. Já estamos trabalhando na segunda edição com a intenção de torná-la parte permanente do calendário oficial de eventos da cidade”, completa.


Relacionados

Botão Voltar ao topo