Maricá decreta ponto facultativo nesta terça-feira (27); saiba mais!
A Prefeitura de Maricá decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta terça-feira, dia 27 de maio, em razão da realização da 1ª Assembleia da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+, que acontece entre os dias 26 e 28 de maio no município.
O Decreto nº 101, publicado no Jornal Oficial de Maricá nesta segunda (26), estabelece que o ponto facultativo visa atender às necessidades operacionais e logísticas exigidas por um evento de grande porte e repercussão internacional. O documento considera a importância estratégica da reunião, que posiciona Maricá como protagonista em uma nova geopolítica global, conectando culturas, saberes e políticas públicas.
O decreto ressalta, no entanto, que o expediente será mantido normalmente — sob responsabilidade dos chefes de cada setor — nas unidades cujas atividades não possam ser suspensas por razões técnicas, interesse público ou envolvimento direto com os eventos do BRICS+.
Entre os serviços essenciais que seguirão funcionando normalmente estão os atendimentos de emergência por demanda espontânea, como no Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Centro), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Inoã, e no Posto de Saúde Santa Rita 24h em Itaipuaçu. Também seguem em operação as equipes de plantão da Defesa Civil e da Guarda Municipal, além dos serviços de coleta de lixo em todo o município.