Maricá assina acordos em Assembleia de Cidades do Brics+
Com presença de autoridades de 26 países, Maricá foi palco, nesta terça-feira (27/05), da Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do Brics+. O evento, realizado pela Prefeitura de Maricá em parceria com a Associação Brasileira de Municípios (ABM), reuniu lideranças de diversos países para debater desenvolvimento urbano, sustentabilidade, juventude, equidade de gênero e cooperação entre cidades.
A cerimônia de abertura reuniu lideranças internacionais no auditório principal, para o início da assembleia, agenda principal do dia. O prefeito de Maricá e presidente da ABM, Washington Quaquá, recepcionou as autoridades, dentre elas o prefeito de Kazan e presidente da Associação de Cidades e Municípios BRICS+, Ilsur Metshin; a prefeita de Cobija (Bolívia) e presidente da FLACMA, Ana Lucia Reis Melena; e o prefeito do Rio de Janeiro e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Eduardo Paes.
“Vivemos um momento histórico em que uma velha ordem mundial, baseada na hegemonia imposta pela força, pela guerra e pelo egoísmo, está chegando ao fim. Estamos testemunhando o nascimento de uma nova era: mais justa, multipolar, aberta e respeitosa com as culturas, identidades e formas diversas de organização social. Essa nova ordem será construída nas cidades, onde a vida real acontece. É nas cidades que podemos promover intercâmbio cultural, cooperação tecnológica, investimentos conjuntos e partilha de riquezas. Maricá está de portas abertas, e o Brasil está pronto para ser protagonista de um novo mundo”, disse o prefeito de Maricá e presidente da ABM, Washington Quaquá.
A assembleia foi dedicada à discussão de propostas conjuntas e encaminhamentos para a construção de uma agenda integrada entre os países-membros e cidades participantes. “Construir o trabalho efetivo de municípios de países completamente diferentes sobre a resolução de problemas comuns é uma responsabilidade confiada a nós por milhões de moradores das cidades. A Assembleia Geral é uma nova etapa no desenvolvimento de nossa organização, que não tem medo de criar espaço bilateral e melhores práticas. Precisamos fortalecer agendas para chegar a um acordo sobre as Prioridades e demonstrar determinação para construir um mundo melhor”, acredita Ilsur Metshin.
“Vivemos um momento histórico marcado por profundas transformações globais e pela emergência de uma nova ordem internacional, na qual o Brasil tem papel estratégico. É fundamental lembrar: o mundo de hoje gira em torno das cidades, onde as pessoas vivem, ocorrem as grandes transformações e onde se materializam os compromissos internacionais. As soluções para os desafios climáticos e sociais passam, necessariamente, pela atuação dos prefeitos e pelo fortalecimento da governança local. Para isso, é urgente garantir financiamento adequado aos municípios, por meio dos bancos nacionais e também do Novo Banco de Desenvolvimento”, destacou o prefeito do Rio e presidente da FNP, Eduardo Paes.
Representando a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o secretário executivo Gustavo Ponce destacou o espaço de conexão entre as cidades propiciado pela assembleia. “Tradicionalmente, se imaginava que as relações internacionais eram feitas apenas para os interesses de Estado. No entanto, precisamos entender que os grandes desafios que enfrentamos acontecem nas cidades. Participar das agendas do Brics+ não é só um papel dos governos centrais; as cidades precisam estar nas mesmas negociações, trocando experiências, aprendendo com outras realidades e propondo soluções concretas”, acredita.
Um intervalo para o almoço propiciou novas rodadas de conversas, com a realização de reuniões bilaterais e articulações diplomáticas. “A realização dessa agenda internacional representa um marco na nossa política de relações exteriores, fortalecendo o papel das cidades na construção de um mundo mais justo, sustentável e integrado. Maricá está preparada para dialogar com o mundo e contribuir ativamente com governos locais”, afirmou Jorge Castor, secretário de Relações Internacionais de Maricá.
Parcerias firmadas
Uma série de acordos de cooperação internacional foram assinados entre cidades e associações dos países participantes. Maricá assinou, durante a assembleia, um acordo que estabelece Relações de Amizade com a cidade russa de Petrozavodsk. O município também firmou Memorando de Entendimento com a cidade peruana de Independência.
Um acordo de Estabelecimento de Relações de Amizade entre cidades é um documento que marca o início de um vínculo oficial entre os municípios, com o objetivo de promover a aproximação cultural, social e institucional. Já um Memorando de Entendimento é um acordo formal que estabelece a intenção de cooperação mútua em áreas de interesse comum e simboliza o compromisso político e institucional de promover intercâmbios, compartilhar experiências e desenvolver projetos conjuntos.
Enquanto presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Washington Quaquá assinou, ainda, outros compromissos, como os acordos de Cooperação com a ABM a Associação das Cidades do Volga, da Federação Russa; com a Federação de Municípios Livres do Peru (FEMULP); e com a Associação de Municípios do Panamá (AMUPA).
Tour em Maricá
Nesta quarta-feira (28/05), as lideranças internacionais conhecem políticas públicas de sucesso em Maricá. Estão previstas visitas à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, e à Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho. À tarde, visitam a exposição ‘Casa das Utopias’, onde estão os projetos de Oscar Niemeyer adquiridos pela Prefeitura de Maricá.
Em seguida, seguem para o Banco Mumbuca para aprender sobre o modelo de economia solidária e moeda social local. A programação prevê, ainda, visitas ao Território do Futuro (braço do Passaporte Universitário), Hub de Tecnologia e CEPT – Centros de Educação Pública Transformadora, Integral e Pública.