Maricá vai adquirir Árvores Fotovoltaicas para espaços públicos; saiba mais!
A Prefeitura de Maricá publicou edital para a aquisição de Árvores Fotovoltaicas, estruturas de mobiliário urbano equipadas com sistemas de captação de luz solar para geração de energia elétrica. A licitação será realizada no dia 14 de julho de 2025, às 10h, na modalidade pregão eletrônico, por meio da plataforma comprasgovernamentais.gov.br.
A iniciativa da Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública prevê a instalação dessas árvores solares em espaços públicos como praças, calçadões e áreas de convivência. Além de promover sombra e conforto urbano, as estruturas poderão oferecer tomadas para carregamento de celulares e outros dispositivos, utilizando exclusivamente energia solar. O investimento previsto no edital é de R$ 2,78 milhões, com recursos do orçamento municipal.
A ação está alinhada com uma política mais ampla de transição energética no município. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) vai construir dez usinas fotovoltaicas com o objetivo de tornar a administração municipal autossuficiente em eletricidade e colaborar com a descarbonização da matriz energética da cidade.
A primeira dessas usinas já está concluída e fica ao lado do Aeroporto de Maricá. A segunda será implantada na Fazenda Pública Joaquín Piñero e abastecerá o Centro de Inovação em Aquicultura de Maricá (Ciamar). Cada usina terá, em média, 7.900 painéis solares, cobrindo uma área de 40 mil m² — o equivalente a quase cinco campos de futebol — com capacidade de geração de aproximadamente 30 megawatts. A montagem da primeira unidade está prevista para começar ainda no segundo semestre deste ano.
A licitação das Árvores Fotovoltaicas seguirá o critério de menor preço por item, com contrato válido por 12 meses, prorrogável conforme a legislação. Empresas interessadas devem estar cadastradas no sistema COMPRAS.GOV e atender às exigências do edital, disponível também clicando aqui!