DESTAQUESNotícias de Maricá

Quaquá anuncia revisão no ‘Bolsa Mumbuca’ e promete economia de R$ 42 milhões: “Vamos cortar de quem não precisa”

A Prefeitura de Maricá iniciou uma ampla revisão no cadastro dos beneficiários do Programa Renda Básica da Cidadania (RBC), conhecido popularmente como Bolsa Mumbuca. A medida, segundo o prefeito Washington Quaquá (PT), tem como objetivo reorganizar os programas sociais do município e garantir que os recursos sejam destinados apenas a quem realmente precisa. Em vídeo publicado no último sábado (5) em seu perfil oficial no Instagram, Quaquá afirmou que a revisão vai gerar uma economia de R$ 42 milhões por ano.

“Esse é o ano de organizar a casa. Tô preocupado em fazer direito”, disse o prefeito. “Eu não vou tolerar que pessoas se utilizem da boa-fé do governo, tirando dinheiro sem precisar, enquanto milhares de pessoas ainda precisam.” Quaquá declarou que será formado um grupo de trabalho que irá até as casas das famílias para verificar a real situação de cada uma. “Vamos ver quem precisa de fato, quem é analfabeto, quem precisa de educação, de formação profissional. A gente vai dar oportunidade pra quem quer melhorar de vida.”

Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.

A revisão no RBC, de acordo com a Prefeitura, está sendo feita de forma automática e sem necessidade de recadastramento. Os dados dos beneficiários estão sendo cruzados com o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), e continuam sendo atendidas apenas as pessoas com renda familiar mensal de até três salários mínimos e que estejam devidamente cadastradas no CadÚnico até 15 de maio de 2025.

Para consultar sua situação no programa, os beneficiários devem acessar o site rendabasicacidadania.marica.rj.gov.br, onde estão disponíveis as orientações sobre o processo de verificação.

Quaquá também destacou que o combate aos chamados “caronas” — pessoas que não se enquadram mais nos critérios de vulnerabilidade, mas continuam recebendo os benefícios — é necessário para permitir que novos beneficiários sejam incluídos. “O governo foi feito pra melhorar a vida de quem precisa. Aqueles que já melhoraram, não precisam mais”, declarou. “Mesmo quem tá reclamando, daqui a dois anos você vai ver a cidade que nós vamos ter.”

O Programa Renda Básica da Cidadania é um dos pilares da política social do município e atende milhares de moradores. A ação faz parte de um processo mais amplo de revisão nos gastos públicos e fortalecimento das políticas de inclusão.

Relacionados

Botão Voltar ao topo