Foragido por homicídio é preso em Itaipuaçu graças a sistema de reconhecimento facial de Maricá
Um homem com mandado de prisão em aberto por homicídio (Art. 121 do Código Penal) foi preso na manhã deste domingo (13/07) na Rodoviária de Itaipuaçu, em Maricá. A captura foi possível graças ao sistema de reconhecimento facial operado pela Secretaria de Segurança Cidadã, por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
Por volta das 10h, o sistema identificou o indivíduo como procurado pela Justiça e emitiu um alerta em tempo real. Imediatamente, os agentes do Ciosp acionaram as equipes mais próximas. A abordagem foi feita em uma ação conjunta entre a Guarda Municipal e o Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS).
Após a detenção, o suspeito foi levado para a 82ª DP, onde o mandado foi confirmado. Em seguida, ele foi encaminhado para a 76ª DP, que funciona como Central de Flagrantes.
Este é o quarto foragido localizado e preso em apenas uma semana, sendo dois deles acusados de crimes contra a vida. O resultado reforça o impacto do uso da tecnologia no reforço da segurança pública em Maricá.
O sistema de monitoramento do Ciosp integra câmeras de reconhecimento facial a um banco de dados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Quando as câmeras detectam características semelhantes às de pessoas procuradas, um alerta é gerado automaticamente. Em campo, as equipes — formadas por agentes da Guarda Municipal, PROEIS e policiais da 6ª Companhia da PMERJ — fazem a abordagem e a verificação dos dados. A confirmação oficial acontece na delegacia, seguindo todos os protocolos legais.
Ver essa foto no Instagram