Maricá estuda instalação de rede elétrica subterrânea no Centro; entenda!
Enterramento de cabos de energia contribui para reduzir interrupções no fornecimento do serviço e riscos de acidentes
A Prefeitura de Maricá e a Enel Distribuição Rio estão discutindo a possibilidade de enterrar a fiação elétrica da Rua Álvares de Castro, no Centro da cidade. O assunto foi tratado nesta terça-feira (15/07), durante uma reunião na sede do governo municipal, com representantes da concessionária e diversas secretarias da prefeitura.
O encontro faz parte das reuniões quinzenais da força-tarefa criada para buscar soluções conjuntas de infraestrutura urbana. Dessa vez, a principal pauta foi a apresentação técnica do projeto piloto da Enel, que prevê a retirada dos cabos aéreos e a instalação da rede subterrânea no trecho inicial da rua.
A proposta ainda está em análise e deve passar por ajustes a partir das sugestões levantadas na reunião.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
Segundo a Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública, além de melhorar a aparência da cidade, a mudança também aumenta a segurança e a eficiência do sistema elétrico.
“Estamos indo por um caminho de planejamento de uma cidade mais segura. Outro importante ponto é o planejamento urbano. A rede subterrânea permite um planejamento urbano mais eficiente e organizado, sem necessidade de ter postes e fios aéreos. A cidade fica muito mais bonita”, disse a secretária Verônica Costa.
A iniciativa também promete reduzir os riscos de acidentes causados por temporais, quedas de postes ou choques elétricos. Outro ponto destacado é a diminuição nas quedas de energia. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura (Abemi) indicam que a chance de falhas no fornecimento pode cair até 50% quando a rede é subterrânea. Além disso, esse sistema costuma ter maior durabilidade e menos perdas técnicas.