Maricá faz parceria por filial do Balé Nacional de Cuba
O município de Maricá (RJ) receberá, ainda em 2025, uma filial do Balé Nacional de Cuba. A iniciativa foi anunciada pelo prefeito Washington Quaquá (PT) e será viabilizada por meio da Secretaria de Cultura e Utopias.
A filial funcionará em um teatro projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), que abrigará a primeira sede da companhia cubana no Brasil. De acordo com a prefeitura, o objetivo é ampliar a oferta cultural da cidade e promover a dança clássica.
Como parte do projeto, quatro jovens bailarinos de Maricá serão selecionados para participar de um intercâmbio artístico em Cuba, previsto para janeiro de 2026.
A escolha dos participantes ocorrerá em 24 de setembro e será realizada por uma banca do Theatro Municipal do Rio. Estão aptos a participar bailarinos entre 17 e 23 anos.
Segundo a Secretaria de Cultura, a comissão avaliadora contará com Fran Mello, do Teatro Municipal de Niterói; Carlos Cabral e Elid Bittencourt, ambos do Theatro Municipal do Rio; além de Mercedes Beltran, diretora cátedra do Balé Nacional de Cuba.