Notícias de Maricá

Maricá inaugura pátio 3 de aeronaves no aeroporto

Nesta terça-feira (19), a Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), inaugurou o Pátio 3, que amplia a capacidade do aeroporto para acomodar mais 13 posições de aeronaves de grande porte. Essa expansão é um marco significativo, colocando o aeroporto em um novo patamar de crescimento e atendendo à demanda da Petrobras por novos contratos.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, enfatizou a importância desse momento, destacando que o novo espaço coloca a cidade em destaque no cenário nacional, especialmente no que diz respeito à exploração offshore do pré-sal brasileiro.

“Para nós é um momento importante, um momento de entrega, de uma expansão do pátio municipal. Esse novo local ocupa uma posição de destaque, inclusive, na sua funcionalidade e na sua ordem de grandeza. São mais três pontos de parada. Isso transforma esse pátio um dos maiores pátios do território brasileiro. Isso tem a ver com a cadeia offshore que gira em torno de Maricá hoje, de exploração do petróleo. Essa inauguração estabelece um novo modelo, um novo paradigma nessa dimensão. A ordem de grandeza salta em escala e é um marco importante, porque coloca de vez Maricá na rota do desenvolvimento do offshore na exploração do pré-sal brasileiro”, disse o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

Atualmente, o aeroporto recebe 21 voos diários, transportando cerca de 450 passageiros por dia, e está em um processo contínuo de expansão. Com a inauguração do novo pátio, o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, ressaltou que o número de voos aumentará consideravelmente, passando de 20 para 43 voos diários. 

“Ele vem seguindo todas as regras da legislação brasileira, aeronáutica, das normas de segurança. São 13 novas posições de helicópteros, helicópteros de grande porte, o ‘maiorzão’ que a gente tem aqui já operando, mas tem uma única aeronave, a S-92, vamos passar por uma transformação muito grande, saindo de 20 voos diários, a 43 voos diários e com certeza a gente vai transformar esse aeroporto num grande aeródromo do nosso país. Enfim, Maricá tem que acompanhar esse crescimento, esse desenvolvimento e o fruto de tudo isso será para a cidade como um todo. Então é um prazer e a Codemar está muito contente e tenho certeza que a gente vai continuar trabalhando para aumentar o movimento aqui no nosso aeroporto. Enfim, a Codemar cumpriu o seu papel de criar uma nova economia e uma nova economia para ser dividida e compartilhada entre todos e todas”, disse o presidente.

A cerimonia contou com a presença de secretário de Governo, João Maurício; da diretora de Operações da Codemar, Marta Magge; do chefe de departamento do Controle de Espaço Aereo, Brigadeiro Bertolino; do diretor da Agencia Nacional de Aviação, Rogério Benevides; de secretários e vereadores da cidade.

Com a entrada em operação do novo pátio, a expectativa é que o número de passageiros alcance a marca de 724 mil em 2024, ocupando gradualmente as 13 novas posições até o final do ano. Esse crescimento é expressivo, visto que em 2023 foram registrados 23 mil passageiros embarcando em Maricá, um aumento de 360% em relação a 2022, quando foram registrados 5 mil passageiros.

Antes da entrega do Pátio 3, o local possuía apenas uma posição para helicópteros S-92 e seis vagas para aeronaves de asa rotativa de menor porte, distribuídas nos Pátios 1 e 2.

O Aeroporto de Maricá possui uma localização estratégica, a apenas 50 minutos de voo das plataformas de petróleo do Campo de Búzios, na Bacia de Santos, o que o torna competitivo em termos de tarifas e eficiência operacional. Além disso, o recente posto de abastecimento de aeronaves oferece preços competitivos no estado para o combustível das aeronaves.

Segundo o representante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), brigadeiro Ary Rodrigues Bertolino, Maricá se destacará nacionalmente em termos de circulação de aeronaves nos próximos 5 a 10 anos.

O Pátio 3, com área de 20 mil metros quadrados, tem capacidade para acomodar 13 aeronaves do tipo Helicóptero S-92, com capacidade de até 19 passageiros cada.

Separar Banners

Relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo