Notícias de MaricáNotícias do Brasil

Horário de Verão poderá voltar no Brasil; entenda!

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou, nesta quinta-feira (19), a retomada do horário de verão no Brasil, mas o governo federal ainda vai avaliar a medida. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a decisão sairá nos próximos dez dias e, se aprovada, poderá valer já em 2024, sem cobrir todo o verão necessariamente.

Após uma reunião no ONS, Silveira explicou que o planejamento energético atual é baseado em ciência, equilibrando segurança e tarifas justas. Apesar da sugestão do ONS, ele destacou que, com o planejamento atual, não há risco energético em 2024, mas será necessário considerar o futuro, como 2025 e 2026.

Ele afirmou que o impacto do horário de verão na vida dos brasileiros requer uma análise cuidadosa e diálogo com setores econômicos para planejamento, mas a decisão será fundamentada em ciência. Silveira também criticou a revogação do horário de verão em 2019, apontando que isso contribuiu para a crise energética de 2021.

Mesmo sem garantir a adoção da medida este ano, o ministro ressaltou que, entre 18h e 21h, é necessário acionar as usinas térmicas, o que encarece o sistema. Por outro lado, mencionou que o pico da geração de energia renovável, como a solar, ocorre entre 14h e 16h, o que precisa ser considerado no planejamento energético.

Separar Banners

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo