EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: Educação inclusiva? Falta de mediadores leva conselho a emitir nota de repúdio contra Secretaria de Educação; entenda!

Maricá é uma cidade que diz fazer uma educação inclusiva, mas, na prática, o que se vê é uma falta de inclusão, levando ao prejuízo de todos os estudantes devido à falta de profissionais capacitados para realizar essa inclusão, conhecidos como mediadores escolares.

Essa incapacidade da Secretaria de Educação de Maricá de resolver os problemas como um todo na rede levou o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o COMDEF, a emitir uma nota de repúdio contra a Secretaria de Educação e da sua gerência de inclusão (Confira a nota clicando aqui).

A nota, assinada pela presidente do COMDEF, Maria Cecília Itavo Fernandes, foi publicada após uma série de tentativas do conselho em solucionar as demandas, todas sem êxito.

Através de nota, a “Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação (Semed), informa que atende atualmente mais de 2.800 alunos PcD. Para isso, dispõe de mediadores escolares, que são contratados e capacitados conforme o fluxo de demanda e matrículas. 

A Semed informa, ainda, que está sendo realizado o planejamento de contratação administrativa de empresa para fornecimento de mão-de-obra para ampliação do número de profissionais. A Prefeitura rede municipal de ensino cresceu, nos últimos anos, de forma exponencial, com permanente fluxo de matrículas de alunos com deficiência.

Importante frisar que, atualmente, os estudantes – conforme laudos e necessidades – são contemplados com Plano de Ensino Individualizado (PEI), Salas de Recursos, material pedagógico adaptado, tecnologias educacionais e outros recursos de inclusão e acessibilidade educacional.

Separar Banners

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo