Maricá: Som perturbador de helicópteros tira o sossego de moradores na região central; Anac cobra explicações
Desde a abertura do novo pátio de helicópteros do Aeroporto de Maricá que moradores do condomínio Mega Residence I, localizado no Parque Eldorado, região central da cidade, estão sendo obrigados a conviver com o barulho perturbador de aeronaves todos os dias da semana.
O Maricá Info esteve no local e acompanhou um pouco do que os moradores estão passando, a pouco menos de 50 metros do pátio, que tem espaço para mais de seis helicópteros. O ruído é intenso e, além de tirar o sossego, interfere na saúde dos residentes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
A moradora Camila, por exemplo, já chegou a medir 70 decibéis de ruído dentro de sua casa com as janelas e portas fechadas. O local não possui qualquer distância de segurança ou mesmo uma barreira que reduza a dissipação desse ruído.
O morador Vinícius relatou ao Maricá Info que não houve qualquer contato da Codemar, responsável por administrar o aeroporto, com os moradores e de que a situação se tornou insustentável após o início das operações no novo pátio de aeronaves a poucos metros da residência.
A Agência Nacional de Aviação Civil chegou a cobrar informações da Codemar sobre o cumprimento de regras (confira o documento clicando aqui) e solicitou dados das operações nos últimos 24 meses no aeroporto de Maricá.
Dona Tânia, moradora do condomínio e diretamente afetada pelo barulho das aeronaves, comentou que não é contra a operação, mas que medidas precisam ser tomadas para que se tenha uma convivência pacífica com os moradores.
Confira a matéria no vídeo:
Nota da Codemar
Após a publicação da matéria, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá enviou uma segunda nota, esclarecendo “que não procede a informação de que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) teria feito cobrança à companhia acerca do impacto sonoro gerado pelas aeronaves que operam no Aeroporto de Maricá.
Informa ainda que está concluída a licitação do monitoramento oficial de ruídos, que utiliza o equipamento adequado para as medições dos níveis de pressão sonora. Trata-se do sonômetro Fusion, da Marca 01dB. Esse equipamento apresenta certificado de calibração e está de acordo com os requisitos estabelecidos pelas normas e legislação vigentes.
O aparelho demonstrado pela reportagem não é adequado para medições em sítios aeroportuários.
Além disso, a Codemar informa que a barreira acústica já anunciada anteriormente pelo Aeroporto e que vai reduzir o impacto sonoro tem previsão de início das obras até o fim do ano.”