EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá aplica provas da 2ª fase da OBMEP

A Secretaria de Educação de Maricá, realizou no último sábado (19/10) a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As provas aconteceram no CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, e no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro.

Participaram 700 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das redes municipal, estadual e do Instituto Federal Fluminense (IFF). Entre eles, Sofia Azevedo, de 11 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, em Bambuí, que fez sua prova no CEM Joana Benedicta Rangel.

“Eu gosto de matemática. Para mim, poder participar dessa prova de hoje está sendo uma oportunidade incrível. Meu sonho é ser professora de matemática. Então, isso abre muitos caminhos que podem me ajudar a entrar com a minha vaga de emprego como professora”, contou.

Miguel Oliveira, colega de Sofia, também de 11 anos, estava empolgado. “Gosto de matemática e estou achando muito bom poder fazer a prova. Eu estudo muito matemática porque quero trabalhar em duas coisas: como engenheiro civil e programador. Vou ter duas profissões”, disse o aluno.

Carla Cristina Marciana, avó de Miguel, expressou seu orgulho. “Graças a Deus ele está crescendo. Mesmo com toda a dificuldade dele, ele conseguiu. Isso me deixa muito orgulhosa, porque é uma vitória não só do Miguel, mas da família inteira”, comemorou a moradora de Cordeirinho.

Paulo Alexandre, coordenador de matemática da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, explicou que a Prefeitura disponibilizou transporte para facilitar o deslocamento dos alunos. “Antigamente, o pai tinha que trazer o aluno. De 100 estudantes, acabavam só vindo 10. A rede municipal de educação se organizou, e neste ano, o aluno foi para a sua escola e pegou um ônibus que o trouxe até aqui, no Joana. Ele almoçou, vai fazer a prova, aí depois, o ônibus os leva de volta. Com isso, aumentou o número de alunos participando”, explicou o coordenador.

Além de promover o ensino da matemática, a iniciativa estimula o raciocínio lógico, preparando os alunos para outras avaliações, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), segundo Paulo Alexandre. “Isso contribui para a melhoria no ensino de matemática em toda a rede.”

“Além de estimular o ensino da matemática no município, trabalhamos o raciocínio lógico. Isso faz com que o aluno aprenda a fazer outras avaliações, como no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é uma avaliação pela qual eles vão passar nos próximos anos. E vai melhorar o ensino de matemática também na rede toda, porque no Brasil é bem precário”, esclareceu Paulo Alexandre.

A OBMEP é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Os vencedores, que serão anunciados no dia 20/12, poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), recebendo uma bolsa de R$ 300 para aprofundar seus estudos.

Separar Banners

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo