Maricá levará estudantes para curso de cinema em Cuba
A cidade de Maricá terá dez jovens selecionados para um curso de cinema na Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. A iniciativa faz parte de um projeto cultural liderado pelo ator José de Abreu, que assumirá a coordenação dos cursos de artes cênicas e audiovisual da Prefeitura de Maricá em janeiro, durante a gestão do futuro prefeito Washington Quaquá (PT).
O processo seletivo será realizado pelo “Movimento Popular da Juventude de Maricá”, que escolherá 20 jovens para uma avaliação inicial. Após essa etapa, a própria escola cubana selecionará os dez finalistas que participarão do curso, com duração de seis meses.
Antes da viagem, os escolhidos passarão por uma semana de imersão cultural, que incluirá estudos sobre a história e a cultura cubana, além de aulas intensivas de espanhol. Segundo José de Abreu, será um período de aprendizado intenso e de dedicação.
O ator afirmou que será um processo bastante difícil e de muito trabalho de aprendizado para os jovens: “Vamos passar uma semana numa imersão profunda na cultura cubana, com cursos sobre a história de Cuba, estudo da língua espanhola cubana. Serão oito horas de trabalhos intensos por dia.”
Além dessa iniciativa, outros nomes do cenário cultural, como Antônio Grassi e Ruy Guerra, também integrarão projetos culturais em Maricá nos próximos anos.