Maricá: Prefeitura manda recolher livros entregues no material escolar; entenda!
A Secretaria de Educação de Maricá determinou o recolhimento dos livros “Engrossa, Cabelo, Engrossa” e “Pipoca e Picolé”, que haviam sido distribuídos aos alunos do Pré II no kit Cantando e Contando e no projeto Ler e Reler.
O comunicado foi enviado aos pais no dia 26 de abril, mas a prefeitura não informou o motivo. Um dos livros já tinha sido alvo de denúncia do vereador Ricardinho Netuno (PL), que preside a Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, publicou um vídeo em que diz que jamais permitirá ataques direcionados à família, principalmente as crianças que são o elo mais fraco e o futuro das próximas gerações, que clamou aos pais para enviarem materiais que achem abusivo ao mandato.
Apesar do recolhimento, a Secretaria de Educação não confirmou se os livros serão substituídos por outros materiais ou se haverá nova orientação pedagógica sobre o uso de conteúdos literários voltados para a diversidade e inclusão nas escolas municipais.
A situação reacende o debate sobre os critérios adotados na escolha de livros didáticos e paradidáticos voltados à educação infantil, especialmente quando tratam de temas ligados à representatividade, afetividade e diversidade cultural.