ConcursosNotícias de MaricáNotícias do Estado

RJ: Novo concurso da PM é anunciado para 2026

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, confirmou que um novo concurso público para a Polícia Militar do Estado (PMERJ) será realizado em 2026. O anúncio foi feito durante a entrega de novas viaturas à corporação na última terça-feira (6). Na ocasião, Castro destacou os investimentos feitos na área de segurança e a valorização dos profissionais. “Esta entrega reforça o nosso compromisso com uma polícia mais preparada, protegida e presente nas ruas. Estamos investindo em tecnologia, infraestrutura e valorização dos nossos profissionais para oferecer mais segurança à população. Na minha gestão, entregamos mais de 1.700 viaturas, e vamos incorporar 2 mil homens até 2026. Vamos realizar um novo concurso no próximo ano. Isso é mais uma evidência de que trabalhamos para garantir dignidade aos nossos agentes”, declarou.

A PMERJ já confirmou que o novo certame contará com 4 mil vagas para o cargo de soldado. A previsão é de que, somando aos 4 mil convocados no concurso de 2023, o efetivo aumente em 8 mil policiais até 2026. A etapa de preparação para o concurso está em fase inicial e a autorização oficial ainda precisa ser publicada no Diário Oficial do Estado. Com isso, será possível iniciar a escolha e contratação da banca organizadora.

Atualmente, os requisitos exigidos para o cargo de soldado são: ensino médio completo, idade entre 18 e 32 anos até o primeiro dia de inscrição, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de carteira de habilitação (exceto categoria A). No entanto, uma decisão recente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu a validade da Lei 9.546/2022, que determinava o limite de 32 anos para ingresso na PM. A decisão tem efeitos a partir da data de sua publicação e poderá afetar os próximos concursos.

Durante o Curso de Formação de Soldados, que tem duração de um ano, os alunos recebem uma bolsa no valor de R$ 2.956,41. Após a conclusão, o salário inicial do soldado passa a ser de R$ 5.233,88, com contratação pelo regime estatutário, o que garante estabilidade no cargo. Outro ponto importante é que, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os concursos da PMERJ não têm mais divisão de vagas por gênero, garantindo igualdade de concorrência entre homens e mulheres.

A expectativa é de que o novo edital seja publicado em 2026, como parte da estratégia do governo estadual para reforçar a segurança pública no Rio de Janeiro.

Separar Banners

Relacionados

Botão Voltar ao topo