Maricá: Prefeitura usa I.A para criar cidade que não existe em vídeo de lançamento da Film Commission; entenda!
Hoje em dia, a Inteligência Artificial está presente em quase todos os cantos, tornando muito difícil distinguir o que é real e o que foi criado artificialmente por uma I.A.
Um exemplo foi o vídeo oficial do lançamento da Film Commission de Maricá, que ganhou a narração real do ator José de Abreu, mas utiliza quase metade do tempo com imagens geradas por inteligência artificial, retratando uma Maricá que não existe.
Nada de errado, não fosse o fato de tentar esconder que as imagens geradas ali — como praias, área urbana e até mesmo personagens — foram criadas por I.A., sem rotular que o conteúdo não é real.
O que é uma film commisson?
Uma film commission (ou comissão de filmagens, em tradução livre) é uma entidade — pública, privada ou mista — criada com o objetivo de atrair, apoiar e facilitar produções audiovisuais (como filmes, séries, comerciais e videoclipes) em uma determinada região. Um dos benefícios é divulgar a cidade como locação, mas usando I.A para gerar uma Maricá que não existe, a film comission engana os players do mercado de audiovisual, gerando o efeito inverso, já que as locações que apresentam no vídeo, em grande parte, não existem.
Aqui, no Maricá Info, usamos a inteligência artificial diariamente, seja para acelerar processos, gerar ideias ou mesmo para gerar imagens, mas sempre rotulando que o conteúdo, principalmente imagens, é gerado por I.A., pois acreditamos que a transparência precisa vir em primeiro lugar.
Veja o vídeo apresentado pela Prefeitura de Maricá para a criação da Film Commission, recheada de imagens geradas por I.A: