Notícias de MaricáPolítica

Maricá: Aldair de Linda destaca união política e anuncia projeto social em sessão solene pelos 211 anos da cidade

Durante a sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores de Maricá nesta segunda-feira (27), em comemoração aos 211 anos de emancipação político-administrativa da cidade, o presidente da Casa, vereador Aldair de Linda (PT), fez um discurso marcado por agradecimentos, homenagens aos colegas de parlamento e autoridades, defesa da continuidade política entre gestões do PT e o anúncio de um novo projeto social.

Aldair iniciou saudando autoridades presentes, como o juiz da comarca de Maricá, Dr. Felipe, o delegado da 82ª DP, Dr. Cláudio, o ex-ministro José Dirceu, além de secretários municipais e parlamentares da base e da oposição. O vereador afirmou que, mesmo os parlamentares que não compõem a base governista, têm votado favoravelmente a projetos de interesse da cidade. Ele exaltou o clima de união política que, segundo ele, tem sido uma marca da atual legislatura.

“Eu compartilho com os vereadores, eu ouço os vereadores. Talvez seja por isso que todas as minhas reeleições na presidência da Câmara foram por unanimidade. Nunca teve chapa oposta”, disse o parlamentar, que relembrou disputas acirradas do passado nas eleições da mesa diretora.

Ao longo de sua fala, Aldair de Linda mencionou nominalmente cada vereador, fazendo comentários pessoais e destacando suas trajetórias e contribuições ao município. Ele elogiou a representatividade feminina na atual legislatura, com cinco mulheres ocupando cadeiras na Câmara, e valorizou a presença de profissionais da saúde entre os parlamentares, como médicos e dentistas.

O vereador também destacou o que chamou de “governo de continuidade” entre as gestões de Washington Quaquá, Fabiano Horta e o atual retorno de Quaquá à prefeitura. Usando uma metáfora esportiva, comparou a relação entre os prefeitos à dinâmica do frescobol: “Você joga a melhor peteca pro outro devolver a melhor bola”.

Entre os projetos citados como marcos dessa continuidade estão os ônibus com tarifa zero, o Passaporte Universitário e a regulamentação das vans, iniciativas que, segundo ele, pareciam utópicas, mas foram concretizadas com o apoio dos royalties do petróleo.

Novo projeto social: ‘Auxílio Cuidar de Quem Cuida’

Em primeira mão, Aldair anunciou a criação de um novo projeto social, voltado às famílias que cuidam de pessoas com deficiência e já recebem o “Auxílio Cuidar”. Segundo ele, o novo programa, chamado “Auxílio Cuidar de Quem Cuida”, não envolverá repasse financeiro, mas sim ações estruturais e de assistência multidisciplinar nas residências.

“Vamos mandar uma equipe nas casas dessas famílias para entender suas necessidades. Se for preciso uma rampa para cadeirante, a Somar vai construir. Se precisar de barras de apoio, vamos instalar. Teremos psicólogos, fisioterapeutas e vamos identificar os talentos dessas pessoas para oferecer capacitação, como costura ou artesanato”, explicou o presidente.

Por fim, o vereador destacou que o projeto já conta com autorização do prefeito de Maricá, Washington Quaquá e utilizará estrutura já existente na gestão pública. “Se a gente perder quem cuida, quem vai cuidar de quem precisa?”, questionou.

A sessão solene foi encerrada com homenagens aos ex-vereadores e parlamentares licenciados que atuam atualmente como secretários municipais.

O gostinho de sentar na presidência…

Relacionados

Botão Voltar ao topo