CulturaNotícias de Maricá
Maricá promove seu II Festival de Cinema e Política
De 19 a 29 de junho, o Cinema Público Henfil recebe a segunda edição do Festival de Cinema e Política, com sete dias de exibições e convidados especiais para debater filmes que abordam diferentes perspectivas da política no audiovisual. O evento é uma realização da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura e das Utopias, em parceria com o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, gestor do Cine Henfil.
A seleção da programação e dos convidados, capitaneada pelo ator, diretor de teatro e secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin, buscou valorizar acervos e histórias sobre movimentos políticos, ditaduras, lutas por liberdade e revolução. Antes das exibições serão realizadas mesas de debate com cineastas e especialistas sobre os temas em pauta.
Para Sady Bianchin, o II Festival de Cinema e Política reforça a missão do Cine Henfil, que, por meio da arte e da cultura, torna acessível conhecimentos importantes para a população, em direção à transformação social. “O cinema vai além dos limites de contar histórias que a sociedade quer esquecer: o audiovisual como arte aliada à política ilumina o cotidiano da nossa realidade como uma fúria utópica revolucionária”, enfatiza Sady.
Filmes e debates
A mesa de abertura do Festival será na quinta-feira, dia 19, às 17h30, com o tema “Cinema e Política”, com as presenças de Sady Bianchin, do cartunista e diretor-executivo do CECIP, Claudius Ceccon, do coordenador de comunicação do MST, Janelson Ferreira, do Dirigente Nacional do MST no Rio Grande do Sul, Maurício Roman; e da cineasta Tetê Moraes. Em seguida será exibido O Sonho de Rose, premiado documentário da diretora. O filme narra a luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) pela reforma agrária, e é um importante retrato da situação das famílias sem-terra nos anos 80.
Na sexta-feira, 20, os diretores Léo Edde, Zeca Brito e Ana Abreu, também coordenadora de Audiovisual da Secretaria de Cultura e Utopias, e a produtora-executiva Mariana Marinho compõem a mesa “Política do Audiovisual Brasileiro”, que discutirá a democratização da produção audiovisual no país. Após o debate, será exibido o filme Legalidade, do gaúcho Zeca Brito. O longa, premiado internacionalmente, retrata momentos marcantes da campanha de Leonel Brizola em defesa da democracia em 1961.
No sábado, 21, o jornalista Cid Benjamin, a documentarista Susanna Lira, a historiadora Lorena Leal (Secretaria de Cultura e das Utopias) e o diretor Guto Neto estão na mesa “Arte contra a Barbárie”. Depois da discussão, é a vez da exibição de Nada sobre meu pai. O filme acompanha a busca da diretora pela história de seu pai, um jovem guerrilheiro equatoriano que lutou contra a ditadura no Brasil, e que ela não conheceu.
Para fechar a primeira semana do Festival, no domingo, dia 22, a mesa “Cinema, Sociedade e Ideias” convida o público para debater sobre roteiros e produções de vanguarda, com a presença dos cineastas Neville D’Almeida, Silvio Tendler e Ruy Guerra, e da coordenadora da Maricá Filmes, Ana Rosa Tendler. Em seguida, serão exibidos dois filmes de Neville: o curta Primeiro Manifesto da Cultura Negra e o longa Bye Bye Amazônia.
O evento será retomado na sexta-feira, dia 27, com a mesa “Cinema, Religião e Política”, que terá as participações especiais de Frei Betto, do prefeito de Maricá, Washington Quaquá e do secretário de Assuntos Religiosos, Sergio Luiz de Sousa. Após o debate, com mediação da atriz Marcela Giannini, será exibido o filme Batismo de sangue, dirigido por Helvécio Ratton, baseado no livro homônimo de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti.
No sábado, 28, o tema da mesa será “Cinema e Memória Social”, com participações da documentarista Paula Sacchetta, da gerente de projetos da Secretaria de Cultura e das Utopias, Isis Macedo, da gerente da Incubadora de Inovação Social em Cultura, Mariana Figueiredo, e do professor e pesquisador Beto Novaes (UFRJ). O filme Verdade 12.528, dirigido por Sachetta, será exibido após a conversa. O documentário trata da importância da Comissão Nacional da Verdade, por meio de depoimentos de vítimas da repressão, ex-presos políticos e outras pessoas afetadas pela ditadura militar entre 64 e 85.
O encerramento do Festival será no domingo, 29 de junho, com a mesa “Cinema, Política e Contemporaneidade”, com as presenças ilustres da jornalista Hildegard Angel, filha da estilista Zuzu Angel; de Sérgio Rezende, diretor do filme Zuzu Angel, cuja exibição fechará a programação; do professor Francisco Carlos Teixeira (UFRJ), do secretário Sady Bianchin e do prefeito Quaquá.
Toda a programação do Cine Henfil é gratuita. Com o intuito de facilitar o acesso do público, há um sistema de bilheteria totalmente online e automatizado. Para garantir o ingresso, basta entrar no link www.cinehenfil.art.br, escolher o filme e reservar o assento.
II Festival de Cinema e Política
● Quinta-feira – 19 de junho 17h30 – Abertura do evento com a Secretaria de Cultura e das Utopias de Maricá e o CECIP Mesa: “Cinema e Política” — com Sady Bianchin (mediador), Claudius Ceccon, Janelson Ferreira, Maurício Roman e Tetê Moraes 19h – Filme: O sonho de Rose (Tetê Moraes, 1997)
● Sexta-feira – 20 de junho 17h30 – Mesa: “Política do Audiovisual Brasileiro” — com Léo Edde, Zeca Brito, Mariana Marinho e Ana Abreu (mediadora) 19h – Filme: Legalidade (Zeca Brito, 2019)
● Sábado – 21 de junho 17h30 – Mesa: “Arte contra a Barbárie” — com Cid Benjamin, Lorena Leal (mediadora), Guto Neto e Susanna Lira 19h – Filme: Nada sobre meu pai (Susanna Lira, 2023)
● Domingo – 22 de junho 17h30 – Mesa: “Cinema, Sociedade e Ideias” — com Neville D’Almeida, Silvio Tendler, Ruy Guerra e Ana Rosa Tendler (mediadora) 19h – Filmes: Primeiro Manifesto da Cultura Negra (1984) e Bye Bye Amazônia (2023), ambos de Neville D’Almeida
● Sexta-feira – 27 de junho 17h30 – Mesa: “Cinema, Religião e Política” — com Frei Betto, Sergio Luiz Souza, Marcela Giannini (mediadora), Sady Bianchin e Washington Quaquá 19h – Filme: Batismo de Sangue (Helvécio Ratton, 2007)
● Sábado – 28 de junho 17h30 – Mesa: “Cinema e Memória Social” — com Paula Sacchetta, Isis Macedo (mediadora), Mariana Figueiredo e Beto Novaes 19h – Filme: Verdade 12.528 (Paula Sacchetta, 2013)
● Domingo – 29 de junho 17h30 – Mesa: “Cinema, Política e Contemporaneidade” — com Hildegard Angel, Francisco Carlos Teixeira, Sergio Rezende, Sady Bianchin e e Washington Quaquá 19h – Filme: Zuzu Angel (Sérgio Rezende, 2006)