Maricá busca classificação histórica no Brasileirão da Série D

A última rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro pode marcar um feito inédito para o Maricá Futebol Clube. Estreante na competição nacional, o Tsunami está a um passo da classificação para a segunda fase e pode se tornar o único representante do estado a avançar no torneio.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
O Maricá ocupa a terceira colocação do Grupo A6, com 19 pontos, e depende apenas de si para garantir a vaga. O adversário deste sábado (26), às 16h, será o Rio Branco-ES, fora de casa. A equipe capixaba, vice-líder do grupo com 23 pontos, já está classificada.
A Série D conta com 64 clubes divididos em oito grupos. Avançam à próxima fase os quatro melhores colocados de cada grupo. A partir daí, os 32 classificados disputam confrontos eliminatórios de ida e volta até a final. Os quatro semifinalistas conquistam o acesso à Série C de 2026.
Para o Maricá, um empate diante do Rio Branco-ES é suficiente para garantir a vaga. A equipe só corre risco de eliminação em caso de derrota, e ainda assim dependeria de combinação de resultados, especialmente no critério de saldo de gols. Atualmente, o Maricá soma 19 pontos e tem saldo positivo de três gols, contra um do Porto Vitória-ES, concorrente direto na briga pela classificação.
Segundo projeção do portal Metrópoles, o Maricá tem 95,1% de chances de avançar à próxima fase.
Outro fator que favorece o clube é o confronto direto entre Água Santa-SP (quarto colocado, com 18 pontos) e Pouso Alegre-MG (quinto colocado, com 17), que se enfrentam em Minas Gerais. Em caso de empate ou vitória de um dos lados, pelo menos um deles permanecerá atrás do Maricá em número de pontos, desde que o clube carioca não seja derrotado.
O Porto Vitória, sexto colocado com 16 pontos, visita o Nova Iguaçu, no estádio Jânio Moraes. A equipe da Baixada Fluminense está eliminada, assim como o Boavista, também do Rio.
Em caso de vitória, o Maricá chega a 22 pontos e assegura a terceira colocação do grupo. Um empate o levaria a 20 pontos, também suficientes para a classificação. Já em caso de derrota, o clube dependerá de uma combinação de resultados para garantir a vaga. O Tsunami só será eliminado se perder por dois ou mais gols de diferença e o Porto Vitória vencer o Nova Iguaçu por três ou mais gols de vantagem. Caso haja empate no saldo de gols, a equipe capixaba ainda teria de superar o Maricá no número de gols marcados — atualmente, são 14 gols para o Maricá contra 13 do Porto Vitória.