Maricá: Fé, música e tradição marcam primeiro dia de shows na Festa de N. S. do Amparo
Celebração acontece na Praça Orlando de Barros Pimentel, ao lado da Igreja Matriz, ponto tradicional da festa

A Praça Orlando de Barros Pimentel foi o palco do primeiro dia de shows da Festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Maricá, nesta quinta-feira (14/08). O evento, que faz parte de uma tradição que já ultrapassa dois séculos, uniu momentos de fé e muita música.
A programação começou com o Terço Mariano, seguido pela novena e a missa com a coroação da santa. Logo depois, o clima mudou para o de celebração musical: Karen Keldani abriu a noite com canções católicas, a dupla George Henrique & Rodrigo trouxe o sertanejo, e Diego & Victor Hugo encerraram com sucessos que animaram o público até o fim.
“Estamos recuperando uma tradição de mais de 200 anos de celebração. Durante os quatro dias de festa teremos atrações magníficas, uma mistura de muita fé e música boa”, afirmou o secretário de Promoção de Eventos, Rony Peterson.
Fé e tradição
As homenagens à Virgem do Amparo começaram no dia 6 de agosto e seguem até o domingo (17/08), com missas e a tradicional procissão.
“É uma grande alegria para o povo de Maricá celebrar a sua padroeira. Estamos na festa de número 270. A cidade tem 211 anos; a tradição católica, a festa de Nossa Senhora do Amparo, precede a fundação da própria cidade. Celebrar a padroeira da cidade é algo que move o coração de todo o povo dessa região”, destacou o pároco Wellington Dahan dos Santos.
Comércio em alta
Além da religiosidade, a festa também aquece a economia local. Barracas de comidas e bebidas recebem visitantes e moradores durante todos os dias de programação.
Ana Clara Ribeiro, que vende doces, espera um aumento nas vendas este ano. “Sempre vendemos bem e esse ano, como a festa está maior, acredito que podemos aumentar as nossas vendas. Estamos nos preparando para ampliar o estoque a partir de amanhã se precisar”, disse.
Já a comerciante Luana Costa, de São José do Imbassaí, vê na festa uma chance para impulsionar o negócio. “Essa é uma festa que impulsiona o comércio, ainda mais que essa é uma ‘baixa temporada’. É um evento muito importante para nós, comerciantes. Sem falar que estimula o turismo, já que atrai pessoas de municípios vizinhos”, avaliou.
A Festa da Padroeira segue até o domingo com programação religiosa e shows gratuitos na praça.
Programação da Festa da Padroeira 2025:
15/08 – Sexta-feira
19h30 – Tony Alysson
21h – Juninho Cassimiro
16/08 – Sábado
19h30 – Os Mulekes
21h – Pagode do Adame
22h30 – Ferrugem
17/08 – Domingo
19h30 – Padre Fábio de Melo
22h – Tiee