Falta mobilidade urbana em Maricá
Da redação | João Henrique – Um governo que proporciona mobilidade urbana à população é um governo que oferece melhores condições para o deslocamento das pessoas e consequente qualidade de vida. Não se deve confundir mobilidade urbana com o direito de ir e vir, previsto na constituição.
Ter mobilidade urbana é poder pegar o ônibus e chegar ao local de destino no tempo certo, sem trânsito confuso, sem engarrafamentos.
Os cidadãos são obrigados, muita vezes a trafegarem pela rua, correndo o risco de ser atropelado por um veículo.Mobilidade esta que deve-se aplicar aos pedestres, nas calçadas, que, em Maricá, são desniveladas, esburacadas e cheias de lixo.
Há poucas vagas para estacionar veículos no Centro de Maricá, em época de campanha eleitoral, a maioria das vagas está tomada com carros plotados de candidatos que atrapalha a mobilidade urbana. Outro caso a se debater é a quantidade de pontos de taxis em Maricá. Não há sequer uma ciclovia.
O tema mobilidade urbana foi debatido na Rio+20 e também no debate dos candidatos a prefeito de Maricá mas ninguém apresentou uma solução para o tema, que é de muita importância para a cidade.