Porto de Jaconé será listado na Bovespa
Foto: Reprodução / Internet |
Com investimento estimado em R$ 5 bilhões e previsto para ficar pronto em 2015, o terminal vai oferecer manutenção para embarcações e instalações de tancagem, em uma área de 3 milhões de metros quadrados. Desse total, 40% será para tancagem e provavelmente será utilizada pela Petrobras, informou o presidente da DTA, João Gomes Neto.
“Todas essas embarcações encomendadas pela Petrobras vão precisar de manutenção e a empresa [Petrobras] vai precisar também de tancagem para o petróleo do pré-sal, será uma alternativa para a Petrobras”, disse o empresário.
Segundo ele, a vantagem do local é que não será necessário fazer um porto “offshore” (em alto-mar) para receber as embarcações, devido à profundidade do mar próximo à costa. “Será um porto ‘onshore’ e poderá receber navios de grande porte, o calado será de 27 metros”, informou.
O porto seria uma alternativa da Petrobras à ampliação do Tebig, terminal da estatal em Angra dos Reis, também no Estado do Rio, cuja expansão está sendo avaliada pela empresa.
“Este ano será o ano do projeto, dos licenciamentos e atração de ‘funding’ [recursos]. As obras levarão 30 meses e espero ter o porto pronto no final de 2015”, afirmou.