JMJ 2013: Como Maricá se prepara para o evento
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013) será realizada entre os dias 23 e 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro e unirá cerca de 2,5 milhões de pessoas. O evento é realizado pela Igreja Católica desde 1986, reúne jovens de todos os países e tem como lema a passagem bíblica: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28,19).
Maricá também faz parte do calendário da Jornada Mundial da Juventude. A cidade recebeu os símbolos da JMJ e terá também a Semana Missionária, que acontecerá antes do grande evento da Igreja na capital do estado.
Inicialmente, o número de jovens que iriam ficar hospedados em Maricá era de quase três mil. Porém, o número caiu vertiginosamente e não deve chegar aos mil peregrinos. Eles são oriundos da Itália, México e Argentina irão ficar hospedados em casas de voluntários em Maricá.
O intercâmbio cultural e religioso será enorme tanto para os jovens da cidade, quanto para os peregrinos que irão conhecer mais dos costumes, da cultura e dos hábitos das famílias brasileiras.
Porém, a cidade vive uma crise de infraestrutura onde a saúde pública não atende aos moradores da cidade, a segurança é privilégio de poucos que moram em condomínios. A cidade não se preparou para o crescimento, muito menos para esse grande evento, que, mesmo não sendo sediado na cidade, irá interferir na vida coletiva de muitos.
Os poucos hotéis que a cidade possui não comporta nem aos turistas nos eventos que tradicionalmente ocorrem na cidade, como o Carnaval e a festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade.
O subsecretário de Assuntos Religiosos Maurício Avilez Vargas, comentou que os milhares de peregrinos terão hospedagem em Maricá. “O plano A é hospedar em residências de famílias que quiserem recebê-los. Se não conseguirmos, o prefeito irá disponibilizar as escolas municipais para hospedar os centenas de peregrinos que virão para a semana missionária na cidade, que acontecerá no período das férias escolares.” disse o subsecretário, que também é coordenador do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo).
De acordo com a coordenadora da Semana Missionária da paróquia de Nossa Senhora do Amparo, Lays Monteiro, o período de acolhimento dos jovens estrangeiros será do dia 15 a 22 de Julho, durante a Semana Missionária, onde os peregrinos poderão conhecer os belos pontos turísticos de nossa cidade.
Ao caminhar pelo Centro da cidade, reparamos que a sinalização é unilíngue, ou seja, não possui indicação em outra língua a não ser a Língua Portuguesa. Lembrando que os mais de duzentos jovens peregrinos que virão para a cidade são de diversos países e que o entendimento entre as pessoas pode ser dificultado, já que eles podem não falar a nossa língua.
A distribuição foi feita da seguinte maneira: A paróquia de Nossa Senhora do Amparo e de Nossa Senhora de Fátima receberão os jovens Italianos. Já a paróquia de São José do Imbassaí receberá os jovens peregrinos da Argentina e do México.
Para mais informações sobre a Jornada Mundial da Juventude e sobre a Semana Missionária, ligue:
Paróquia de Nossa Senhora do Amparo: (21) 2637-2111
Paróquia de São José do Imbassaí: (21) 2636-8853
Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Itaipuaçu): (21) 2638-1212