Maricá: Professores e estudantes serão testados para Covid-19
Professores e estudantes de escolas municipais e privadas do 9ª ano do ensino fundamental ao 3ª ano do ensino médio de Maricá farão testes para detectar o novo coronavírus. As aulas continuam suspensas na cidade e sem previsão de data para retorno presencial.
A testagem será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que informou que através dos dados poderá entender o comportamento da contaminação e a imunização da cidade. Ainda segundo a pasta, somente após estes serem verificados e estudados será possível determinar uma estratégia de retorno às aulas presenciais.
Protocolos
As salas de aula deverão ser organizadas respeitando o distanciamento de 1,5m entre as pessoas, mantendo o ambiente arejado, com as portas e janelas abertas, além da utilização de marcadores de chão para manter o distanciamento, sinalizando rotas na escola e indicar os lugares dos alunos em sala a fim de facilitar o mapeamento em caso de infecção por Covid-19.
As regras determinam que um local deverá ser reservado para acolhimento, caso algum aluno ou profissional apresente, durante o período na escola, estado febril ou outro sintoma da Covid-19, além de dispensers e/ou frascos com álcool 70% (gel ou líquido) na entrada de cada ambiente.
Refeitório e banheiros deverão ter acesso em forma de escalonamento. Manipuladores de alimentos deverão, obrigatoriamente, utilizar máscara de proteção e touca descartável, cobrindo todo o cabelo e orelha, sem uso de adornos, além de não ser permitido o manuseio de celulares e bolsas dentro da cozinha.
O protocolo ainda determina que os pais deverão ser informados com duas semanas de antecedência, além do rodízio da turma, horários de entrada e saída.