EducaçãoNotícias de Maricá

Curso pré-vestibular gratuito de Maricá aprova 85 alunos em universidades públicas

O curso pré-Enem Iara Iavelberg, da Prefeitura de Maricá, obteve 85 aprovações de alunos que fizeram gratuitamente o curso preparatório oferecido pela Secretaria de Educação, conquistando vagas nas principais instituições públicas do país, após realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao todo, 29 foram aprovados na Universidade Federal Fluminense (UFF), 12 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de classificações na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), entre outras instituições públicas de ensino.

Aprovado em 1º lugar na cota de escola pública no curso de Matemática pela UFRRJ, o ex-aluno do curso gratuito da Prefeitura, Lucas Lyra, de 21 anos, destacou a importância do preparatório em sua vida. “Acho o Pré-Enem formidável! Tenho eterna gratidão pela Prefeitura de Maricá e ao Pré-Enem Popular Iara Iavelberg, que ficará marcado na minha história. Essa iniciativa é um exemplo de que é possível dar a oportunidade de acesso à educação a todos com solidariedade e trabalho”, afirmou.

Outro estudante do Pré-Enem Popular, Adilson Pires, de 18 anos, passou em 5º lugar para o curso de Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente da UFF. “Sem dúvidas, o Pré-Enem Popular Iara Iavelberg é uma oportunidade muito grande aos que não podem arcar financeiramente com um curso preparatório privado. Os professores do curso são muito bons e se o aluno se esforçar, dá para entender bem e dominar a matéria. O Pré-Enem Popular é uma ótima oportunidade para quem quer entrar em uma universidade pública”, disse.

Adilson Pires lembrou ainda de outros programas sociais gratuitos que dão suporte para o estudante cursar o ensino superior, como o Passaporte Universitário e o Bilhete Único Universitário. “Esses programas da Prefeitura são muito importantes para quem sonha em fazer uma faculdade, tanto o Pré-Enem Popular, como o Passaporte Universitário e o Bilhete Único Universitário. Todos os projetos são fundamentais na vida do universitário e eu fico muito feliz em morar numa cidade que tem vários programas que incentivam ao ensino”, declarou.

O Bilhete Único Universitário é destinado a alunos de cursos técnicos e de faculdades, que comprovem moradia em Maricá para estudar nas universidades que ficam fora do município. O valor da carga mensal transferida pela Secretaria de Assistência Social para o cartão varia de acordo com a frequência do aluno.

Preparatório gratuito transformando vidas

Também aprovada em 1º lugar na cota pública, a aluna do Pré-Enem no ano de 2022, Andressa Maria Coelho, de 41 anos, contou que voltou a estudar depois de vários anos. Ela, que trabalhava como técnica em química, procurou o preparatório gratuito da Prefeitura por não ter condições financeiras de arcar com um particular.

“É um curso que exige bastante, tem muito conteúdo específico e direcionado, com professores que sabem como funciona a estrutura do Enem. Ainda tive um suporte para além das aulas como ajuda com fisioterapeuta e psicólogos que abordavam a questão emocional para o controle do tempo e da técnica para terminar a prova. Tive toda a estrutura que me proporcionou ser aprovada em diversas universidades”, afirmou a estudante de Psicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

A moradora de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, fez o curso online e passou também em 1º lugar em Direito na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), em 1º lugar para o curso de Pedagogia pelo Cederj (educação a distância) e em 1º lugar para Psicologia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). “Sem dúvida nenhuma, o preparatório da Prefeitura de Maricá é primordial para aquelas pessoas que estão há muito tempo sem estudar. Com motivação, força de vontade, disciplina, o curso é uma mão na roda porque eles passam exatamente aquilo tudo o que vai cair”, avaliou.

“Essas aprovações são um presente para a cidade, para as famílias e para a equipe do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg, que está indo para o seu oitavo ano de preparatório gratuito com compromisso social com a nossa população. Cada vitória individual dos estudantes se torna coletiva, já que o nosso objetivo é que os filhos da classe trabalhadora tenham acesso às universidades públicas e federais deste país”, afirmou a coordenadora pedagógica do projeto e professora de sociologia, Rayanne de Medeiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo