mcmv inoa minha casa minha vida
Notícias de Maricá

Moradores de Maricá são contra construção de novo “Minha Casa, Minha Vida”

Compartilhe!

A compra de unidades habitacionais pela Prefeitura de Maricá despertou temores entre os moradores do bairro do Condado, preocupados com a possibilidade da instalação de um condomínio nos moldes do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, semelhante aos existentes em Itaipuaçu e Inoã. Neste domingo (18), os residentes da região se reuniram para discutir maneiras de tentar impedir essa proposta.

Os apartamentos, localizados na Rua do Eucalipto, seriam destinados a famílias ribeirinhas do Rio Mumbuca, no centro da cidade. “Nada contra a ajudar essas pessoas, entretanto, sabemos que infelizmente esse projeto [‘Minha Casa, Minha Vida’] foi muito ruim para nossa cidade. Vai acabar com nosso bairro”, afirmou um morador que preferiu não se identificar.

Segundo os moradores do Condado, a Prefeitura de Maricá não realizou nenhuma reunião, audiência pública ou qualquer tipo de consulta para saber se a proposta é aceitável para a comunidade local.

“Ficamos sabendo recentemente, estão agindo por debaixo do pano. Um absurdo, uma falta de respeito”, disse o morador. “Até porque ninguém iria aceitar”, completou.

No dia 05/06, a Prefeitura de Maricá anunciou o início do cadastramento das famílias ribeirinhas do Rio Mumbuca para realocação. Segundo a Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, um total de 130 famílias, que se encontram em área de risco hidrológico, serão realocadas.

A Prefeitura de Maricá foi questionada a respeito das reclamações dos moradores e afirmou que “está em tratativas para adquirir 15 unidades residenciais já existentes, no bairro do Condado, para atender ao programa Habitar. As casas serão cedidas para famílias que estão atualmente em áreas de risco hidrológico e são atendidas pela política pública habitacional de Maricá”.

A nota também esclarece que “não há planos para a compra de terrenos na região para a construção de novas moradias”.

A Prefeitura de Maricá declarou, ainda, que “não há previsão no plano de ação da gestão habitacional do município da instalação de novos conjuntos habitacionais nos moldes do programa Minha Casa Minha Vida”.

“Por fim, a Secretaria de Habitação reafirma seu papel de garantir e promover o direito à moradia digna aos cidadãos maricaenses, provenientes de todos os extratos sociais, a fim de minimizar as desigualdades e os estigmas sociais provenientes delas”, concluiu a nota.

*As informações são do ErreJota Notícias.

Confira também

Maricá Info: Você bem informado!