Maricá: Auxílio para mães com filhos com deficiência será de um salário mínimo; projeto voltou para Câmara de Vereadores
O projeto que prevê a criação de um auxílio para mães ou pais que tenham filhos com qualquer tipo de deficiência, de autoria do vereador Aldair de Linda, voltou para a Câmara de Vereadores de Maricá e foi lido novamente, com alterações, na sessão desta terça-feira (01/08).
O ‘Auxílio Cuidar’, como foi denominado, havia sido encaminhado como indicação legislativa, recebeu uma emenda definindo o valor do auxílio para 1 (um) salário mínimo e agora será votado em dois turnos, depois de aprovado seguirá para a sanção do prefeito Fabiano Horta. Segundo Aldair, autor do projeto, a prefeitura solicitou que fosse colocado um valor de meio salário mínimo e exigido moradia de, no mínimo, três anos em Maricá. Essa distorção de informação deixou uma dúvida de qual será o valor aprovado. Há também a previsão de que o auxílio será pago por criança com deficiência, sendo no máximo de 3 crianças por família.
O projeto foi muito bem aceito por toda população, já que prevê uma grande ajuda a mães que, muitas vezes sequer conseguem trabalhar devido aos cuidados que precisam dar a seus filhos com deficiência.
Ainda não há, no entanto, previsão para o início do benefício e de como será o cadastramento, que ficará à cargo da prefeitura de Maricá após ser sancionado pelo prefeito.