Maricá: PL pode escolher Marcelo Delaroli para disputar prefeitura em 2024
Reeditando uma eleição de mais de uma década atrás, Maricá poderá ter em 2024 como candidatos a prefeito dois nomes fortes na política regional: Washington Quaquá (PT) e Marcelo Delaroli (PL).
O primeiro nome é o Deputado Federal eleito pelo Rio de Janeiro e que governou Maricá por 8 anos, elegendo seu sucessor, Fabiano Horta, que tem cerca de 85% de aprovação. Quaquá vem se colocando como pré-candidato a prefeito e divulgando que quer tornar Maricá conhecida mundo afora.
Do outro lado poderemos ter o atual prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, que venceu por lá as eleições de 2020 com apoio do próprio PT de Quaquá e Horta. Por lá, Marcelo apoiaria seu irmão, o deputado estadual Guilherme Delaroli que, nas eleições de 2020, obteve mais de 57 mil votos apenas em Itaboraí.
Informações da coluna da Berenice Seara, do jornal Extra, dão conta de que uma pesquisa colocou o nome de Marcelo Delaroli à frente do deputado estadual Filippe Poubel (PL) para concorrer em Maricá. Lembrando que, para presidente e governador em 2022 o eleitorado de Maricá votou, em sua maioria, nos candidatos do partido, dando mais votos a Jair Bolsonaro e Claudio Castro, respectivamente.
A disputa entre Marcelo Delaroli e Quaquá é antiga. Em 2008 protagonizaram a primeira eleição em que foram oponentes. Quaquá venceu com favoritismo, enquanto Delaroli iniciava sua caminhada política. Em 2012 o mandatário conseguiu se reeleger, mesmo tendo uma alta rejeição, tendo passado por um processo de impeachment.
Em 2016, Marcelo veio candidato pela terceira vez em Maricá e perdeu para Fabiano Horta, que tinha apoio de Quaquá. Já em 2020, aliado ao grupo político em que foi adversário, venceu em Itaboraí com uma plataforma de governo baseada nas experiências de Maricá: ônibus tarifa zero e moeda social.
Após 2020, Quaquá e Delaroli romperam as relações e o grupo do PT no governo de Itaboraí foi exonerado. Quaquá, então, buscou alternativas para apoiar em Itaboraí e escolheu a sua ex-mulher, a deputada estadual Zeidan (PT) para descambar a família Delaroli por lá.
PT sai na frente?
Em Maricá, o PT de Horta e Quaquá acaba saindo na frente pelas políticas sociais implementados na última década: o Renda Básica da Cidadania (RBC), conhecido como Bolsa Mumbuca, deve chegar a 90 mil beneficiários e o tarifa zero foi expandido para toda a cidade, que registrou alto crescimento populacional nos últimos anos de acordo com dados do IBGE, saltando de 127 mil habitantes para 197 mil em 10 anos.
O eleitorado chegou a 148 mil em setembro de 2023, número bem superior aos 84 mil eleitores de 2012.
Em suas redes sociais, o deputado federal e ex-prefeito Quaquá debochou do adversário em vídeo. Para ele, Marcelo vai perder nas duas cidades.