‘Bolsa Mumbuca’: Como funciona e como conseguir o benefício




A Renda Básica da Cidadania, conhecida como ‘Bolsa Mumbuca’, é um programa de transferência de renda desenvolvido em Maricá (RJ) e que é destaque em todo o mundo. Atualmente, em outubro de 2023, mais de 42 mil moradores recebem um valor de R$200 mensais para que sejam gastos no comércio local habilitado para receber com a Moeda Mumbuca.

Desde o começo de 2014, a ‘Moeda Mumbuca’ é estudada por diversas instituições que pretendem implementar em outras regiões. Fato é que o governo municipal pretende expandir o que era apenas destinado a moradores em situação de vulnerabilidade social para qualquer um. No entanto, atualmente para conseguir a ‘Bolsa Mumbuca’, ou Renda Básica da Cidadania, o morador precisa estar cadastrado no sistema CadÚnico e atender ao critério de renda familiar de até 3 salários mínimos. Para isso, é necessário estar com esse cadastro atualizado, o que pode ser feito em um dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social de Maricá).  Os documentos necessários para a atualização do cadastro são: cópia e a original da identidade, CPF, comprovante de residência (atualizados), carteira de trabalho, último contracheque e declaração escolar dos filhos.

Antes de 2023, a prefeitura de Maricá abria inscrições para o programa, mas agora a inclusão é automática pelo CadÚnico. Você pode consultar pelo seu CPF se tem direito ao benefício do ‘Cartão Mumbuca’ clicando aqui!

https://maricainfo.com/2023/10/03/marica-bolsa-mumbuca-sera-ampliada-para-93-mil-beneficiarios-inscritos-no-cadunico-serao-incluidos-no-programa.html

 

Fique informado recebendo as notícias de Maricá, Itaipuaçu e Região em nosso canal de notícias no Whatsapp clicando aqui!

Maricá deve chegar a 90 mil beneficiários no Renda Básica da Cidadania após novas inscrições, que deverão iniciar em novembro

 

Botão Voltar ao topo