Notícias de NiteróiPolicial

Em Niterói, PM e Guarda Municipal se unem

A Polícia Militar e Prefeitura de Niterói inauguraram, no último fim de semana, um projeto piloto para aumentar o policiamento em Icaraí, na Zona Sul. Desde a última sexta-feira, as cabines da PM, antes inutilizadas, vão voltar a funcionar 24 horas com contingente da Guarda Municipal. Para resolver o problema da falta de mobilidade dos agentes baseados nessa unidade, uma viatura estará disponível com um comunicação direta.

“Como essa parceria, vamos estar mais presentes na rua. Primeiro é um piloto, mas a intenção é estender. A reativação das cabinas significa ter novamente a referência para a população. Como quem fica baseado acaba não podendo deixar o local, teremos uma viatura disponível, com link direto, ou seja, sem precisar passar pela sala de operações. Isso vai dar mais agilidade em caso de necessidade”, explica o coronel Gilson Chagas, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

As cabines caíram em desuso sob o argumento de aumentar o contingente circulando pelas ruas, mas, ao mesmo tempo, o equipamento inutilizado alimentava sensação de ausência do estado. Foi uma das opção do coronel Chagas, segundo ele, para melhorar o policiamento.

“É uma questão de preferência. Com uma dupla de policiais, eu tenho uma viatura na rua, rodando, com maior poder de ação. Uma cabine pede a mesma quantidade de agentes, mas eles ficam estáticos. Para mim, policiamento é dinâmico. Antes, eram apenas uma referência para a população. A ação dos policiais era extremamente limitada”, conclui.

Em Maricá, o Posto Policial localizado na Avenida Beira Mar com a Rua 83, no bairro Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, não encontra-se em funcionamento. Uma boa ideia seria fazer a mesma parceria em Maricá, com contigente da Guarda Municipal patrulhando e marcando presença na região litorânea e com conexão direta com a Polícia Militar, principalmente nos fins de semana e feriados.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Parabéns Prefeito de Niterói! A população de bem agradece por mais segurança. Tomara quie o Prefeito de Márica possa fazer o mesmo e utilizar a Guarda Municipal como preconiza a Lei 13.022 (Estatuto geral Das Guardas Municipais)

Botão Voltar ao topo