Caveirão: Quaquá quer veículos blindados para tropa de choque de Maricá; entenda!
Prefeito quer transformar Maricá na cidade mais segura do Brasil
Ao iniciar sua fala durante a entrega de mais de 20 viaturas para a Guarda Municipal e para o PROEIS em Maricá, na última quarta-feira (03), o secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras, comentou que a cobrança feita pelo prefeito Quaquá (PT) foi sobre o “caveirão” — como é popularmente conhecido o veículo blindado utilizado pelo BOPE, a tropa de elite da PM do Rio de Janeiro.
O anúncio do “Caveirão da Guarda” foi feito em um vídeo publicado pelo prefeito de Maricá, Washington Quaquá, que vem adotando posições radicais contra a criminalidade, assumindo, inclusive, uma responsabilidade que caberia ao Governo do Estado.
Ao Maricá Info, o secretário de Segurança Cidadã de Maricá, coronel Julio Veras, declarou que a prioridade é armar a Guarda Municipal antes de submeter o plano estratégico ao Exército.
“Temos interesse, sim, na aquisição e utilização do blindado pela GM, como ocorre em algumas cidades do país, mas a prioridade é acelerar os trâmites para armar a Guarda. Não vamos adquirir um blindado com a tropa desarmada”, afirmou Veras, ressaltando a importância de não expor os agentes ao risco.
✅ Clique aqui e entre em nosso canal no Facebook. Fique por dentro das principais notícias de Maricá e região!
Também durante a entrega das viaturas da GM e do PROEIS, na última quarta-feira (02), Quaquá declarou que a decisão de armar a guarda não conflita com o trabalho da polícia no município.
“Então, a decisão de armar a guarda não é uma decisão que contraria ou vai de encontro às forças estaduais. Pelo contrário, é uma decisão de sinergia com as forças estaduais. A gente tem um Centro de Comando e Controle, que agora foi unificado pelo coronel Veras, e que a gente, junto com o Estado, vai monitorar todo mundo que entra e sai do município”, disse o prefeito.
Quaquá comentou ainda que a cidade terá sete portais de segurança.
“Quem entra e quem sai em Maricá vai ser identificado, seja o carro, seja a pessoa, com câmeras, com inteligência artificial, pra poder saber quem tá entrando, saber quem tá saindo”, disse o prefeito.
“Nós estamos construindo uma cidade que é uma cidade que tem inteligência, que tem guarda armada e que não tolerará domínio do território que não seja pelas forças da democracia, pelas forças do Estado democrático de direito. Só quem pode portar fuzil nesse município são as forças policiais, e a guarda municipal passará a poder portar fuzil, andar de caveirão e ocupar o território”, declarou.
Vale destacar que guardas civis de cidades como Campinas e Limeira, no Estado de São Paulo, já utilizam veículos blindados no estilo “caveirão” com o intuito de manter a ordem pública.
Violência como maior preocupação dos brasileiros
As medidas de Quaquá para a segurança parecem estar alinhadas com sua projeção política para além de Maricá, já que, de acordo com uma recente pesquisa realizada pela Genial/Quaest, a maior preocupação dos brasileiros em 2025 é a segurança pública (29%), seguida por questões sociais (23%).
Apesar da redução nos índices de criminalidade no município, que vem registrando menores números de mortes violentas, o investimento da Prefeitura de Maricá vai ao encontro do fortalecimento do turismo, uma vez que a insegurança e a falta de infraestrutura estão entre os maiores receios dos visitantes.
Da redação / João Henrique.
Ver essa foto no Instagram
Quaquá anuncia guarda armada e grupamento especial com caveirão para combater o crime em Maricá