Notícias da CidadeSegurança

Maricá recebe Gabinete de Gestão Integrada do Pronasci

O prefeito Washington Quaquá, participou nesta sexta-feira (15/10), em Brasília, da assinatura de convênio para implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Além de Maricá, apenas Macaé foi contemplada para representar o Estado do Rio de Janeiro.
Mais vinte municípios de outras regiões do Brasil participaram da cerimônia, realizada pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O GGIM tem como proposta fortalecer ações de repressão e prevenção na área de segurança pública nos municípios, por meio de um trabalho conjunto entre os governos federal, estadual e municipal.
 
Vídeomonitoramento – Para Maricá, os recursos serão da ordem de R$ 830 mil. O GGIM figura como um dos itens avançados na política nacional de segurança publica. Um prédio de três andares será construído anexo à Guarda Municipal de Maricá, em Araçatiba, para abrigar o projeto. Câmeras de vídeomonitoramento serão instaladas nos bairros de Inoã, São José de Imbassaí, Barra de Maricá, Cordeirinho e Ponta Negra.
Segundo o secretário municipal de Segurança, coronel Jorge Braga, a Secretaria tem participado, junto às demais instituições de segurança no município, de reuniões com o Conselho Comunitário de Segurança, e discutido a necessidade do vídeomonitoramento como equipamento importante na investigação de crimes, como furto de automóveis, acidente de veículos, roubo a transeuntes, homicídios e outros.  
 
Pronasci – Os convênios serão executados com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Os GGIMs congregam ações em diversas áreas, tais como educação, saúde, cultura e planejamento urbano. Entre as ações, estão o policiamento comunitário e iniciativas sociais voltadas para a comunidade.
Criado em 2007, o Pronasci articula as políticas públicas de segurança com programas sociais. Prioriza a prevenção, apoio às comunidades no combate à violência, a reestruturação penitenciária e a volorização dos profissionais de segurança, sendo considerado modelo de política pública de segurança, em todo o mundo, segundo a Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento.  

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo