quarta-feira, 8 julho, 2020
22.5 C
Maricá

Inea recebe pedido para construção de resort na APA de Maricá

Ambientalistas de Maricá estão em estado de alerta. O grupo IDB Brasil entrou com pedido de licença-prévia no Inea para a construção de um megaempreendimento turístico na Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá. A APA foi criada pelo estado em 1984, num terreno de propriedade do IDB. Mas um decreto do governador Sérgio Cabral, de dezembro de 2007 só admite edificações em apenas 9,9% dos 8,4 milhões de metros quadrados (840 hectares) da unidade. 

A questão, que ainda vai render muita polêmica, é que a proposta do IBD vai além e planeja construir campos de golfes em áreas não-edificantes e altamente protegidas pela atual lei, as Zonas de Conservação da Vida Silvestre (ZCVS). O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, já antecipa que a proposta é inviável. Mas entende que o governo do estado e IDB podem chegar a um acordo.

O Movimento Pró-Restinga vendo a possível licitação desse empreendimento, fará um ato público dia 26 de Maio (Série de Atos) contra a destruição da Restinga. O Movimento pede a todos que participem.
78,421FansLike
27,269FollowersFollow
2,722FollowersFollow
984SubscribersSubscribe