Meio AmbienteNotíciasNotícias da Cidade

Inea recebe pedido para construção de resort na APA de Maricá

Ambientalistas de Maricá estão em estado de alerta. O grupo IDB Brasil entrou com pedido de licença-prévia no Inea para a construção de um megaempreendimento turístico na Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá. A APA foi criada pelo estado em 1984, num terreno de propriedade do IDB. Mas um decreto do governador Sérgio Cabral, de dezembro de 2007 só admite edificações em apenas 9,9% dos 8,4 milhões de metros quadrados (840 hectares) da unidade. 
APAvistoriaINEA

A questão, que ainda vai render muita polêmica, é que a proposta do IBD vai além e planeja construir campos de golfes em áreas não-edificantes e altamente protegidas pela atual lei, as Zonas de Conservação da Vida Silvestre (ZCVS). O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, já antecipa que a proposta é inviável. Mas entende que o governo do estado e IDB podem chegar a um acordo.

O Movimento Pró-Restinga vendo a possível licitação desse empreendimento, fará um ato público dia 26 de Maio (Série de Atos) contra a destruição da Restinga. O Movimento pede a todos que participem.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. alguma coisa tem que acontecer em Itaipuaçu, este local tão prejudicado por tudo, pela chuva, pelo descaso, pela prefeitura, etc. Melhor do que ficar como está … a deriva.. Quero progresso !!!

Botão Voltar ao topo