MaricáNotíciasNotícias da Cidade

Site SRZD começa série de reportagens sobre a gestão do prefeito de Maricá, Washington Quaquá

Compartilhe!

Foto: DivulgaçãoApós denúncias recebidas dos moradores de Maricá, município do Rio de Janeiro, com problemas nos setores de saúde, educação, transporte e conservação da cidade, o SRZD dá início a uma nova série de reportagens para esclarecer o que a população do local tem enfrentado e os planos da administração municipal para resolver as questões apontadas. De nenhuma outra cidade do estado chegam tantas reclamações diariamente.
Reportagens sobre como as crianças locais estão encontrado as escolas, o atendimento e a precariedade do único hospital público do município, o estado do transporte público e como estão as obras e a coservação de Maricá serão temas abordados na série durante esta semana, com base nas denúncias dos leitores. 
A administração de Maricá e o prefeito Washington Quaquá são alvo de dezenas de procedimentos investigatórios realizados pela Promotoria de Tutela Coletiva da Cidadania Niterói/Maricá. Além disso, os moradores denunciam um inchaço na folha de pagamento da cidade, bem como a criação de 26 secretarias e 98 subsecretarias para uma cidade com cerca de 117 mil habitantes e questionam onde estariam os R$ 400 milhões arrecadados, pois os investimentos não são vistos na cidade.

De acordo com o Ministério Público, um dos destaques das investigações sobre os problemas da cidade é o procedimento que apura ilegalidades em mais de 15 contratos diferentes, com empresas diversas, sendo que o objeto das investigações é verificar a economicidade dos contratos e a correção da execução destes.

Em abril, o MP propôs ação de improbidade em face do atual prefeito em razão de promoção pessoal em cartilhas que divulgam internet grátis no município, bem como outra ação de improbidade pela promoção pessoal deste em publicação chamada “Foram dois anos…” e ainda mais outras duas ações de improbidade em razão das contratações da ECO 805 e Forstone. 

Já no mês de maio, outra ação de improbidade foi proposta em face do prefeito também por promoção pessoal, desta vez em razão de edição de folheto sobre educação. Estas ações tiveram decisões liminares determinando recolhimento das publicações, e o prefeito já recorreu interpondo agravo de instrumento. As ações de improbidade têm como objetivo a aplicação das sanções da Lei 8429/92, dentre elas o ressarcimento ao erário e a perda da função pública.

Prefeitura não explica criação de subsecretarias
marica secretarias1

A estrutura organizacional de Maricá, disponível no site da Prefeitura, revela que o município tem pastas que pelo nome parecem exercer a mesma função, por exemplo, Subsecretaria Municipal de Fomento da Prática Esportiva, Subsecretaria Municipal de Fomento ao Desporto, Subsecretaria Municipal de Fomento da Melhoria da Qualidade da Saúde Através do Esporte.

Além dessas, Subsecretaria Municipal de Informações Estratégicas e Apoio Logístico, Subsecretaria Municipal de Monitoramento de Projetos e Planejamento Estratégico, Subsecretaria Municipal Executiva de Reestruturação da Máquina Administrativa e Subsecretaria Municipal de Avaliação, Mudanças da Máquina Administrativa e ainda Subsecretaria Municipal de Assuntos Políticos, Subsecretaria Municipal para Assuntos Políticos da Federação e Subsecretaria Municipal de Acompanhamento de Projetos Federativos Unidade Gestora de Convênios Federativos.

Outras chamam atenção pela finalidade que poderiam ter na cidade, como, a Subsecretaria Municipal de Apoio aos Condomínios do Gabinete do Vice-Prefeito e a Subsecretaria de Relações Exteriores.
A equipe do SRZD entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, no início do mês de junho, a fim de verificar o objetivo da criação de tantas pastas e também quais seriam as funções destas. Porém, até o fechamento desta reportagem nenhuma resposta foi recebida sobre o assunto.

Reportagem: Laura Machado
Edição: Gleriston Rodrigues

Confira também

Mais em:Maricá

Maricá Info: Você bem informado!