NotíciasNotícias da CidadeSegurançaTransporte

Secretaria de Transportes começa vistoria de veículo escolar

Começou hoje e vai até o dia 15 de julho a vistoria de transporte escolar na Secretaria Municipal de Transportes. O primeiro veículo a ser vistoriado foi o ônibus de Tio Alexandre e Tia Maria, que se encontrava em perfeito estado de conservação e com todos os documentos em ordem para satisfação do secretário da pasta, Rony Peterson, e tranqüilidade dos pais de alunos transportados.
“Exemplos como esse que a prefeitura precisa para incentivar os demais motoristas a se legalizarem e passarem a oferecer um serviço seguro e de qualidade”, enfatiza Peterson.
Durante os trabalhos, os fiscais observam parte elétrica, pneus, vidros e cintos de segurança nos acentos, além da lataria. Uma vez dado o “ok”, é colado no vidro dianteiro o selo de vistoria do ano em questão.
“Na volta às aulas, pretendemos fazer uma campanha nos colégios para conscientizar os pais sobre a importância de prestarem atenção ao transporte escolar legal. Basta conferir no carro se há cartão de identificação do motorista e o selo de vistoria da prefeitura”, aconselha o secretário.
Peterson lembra que, há dois meses, executaram uma operação de fiscalização na cidade que apreendeu oito carros particulares fazendo transporte de estudantes.  “É perigoso. Não podemos permitir”, frisa.  
De acordo com registros da última vistoria, existiam 50 veículos prestando serviço de transporte escolar no município em 2010. Destes, 30 não apresentavam condições legais que, após a fiscalização, foram rapidamente atendidas, caindo então para 20 o número de veículos em exigência com a secretaria.
“Nosso trabalho procura evitar a repressão gratuita e atingir o que é melhor para todo mundo. Dessa forma, ampliamos prazo, damos tempo ao motorista em exigência de se legalizar”, comenta Peterson. 
Projeções feitas pela secretaria apontam que, este ano, Maricá deve chegar a 75 veículos realizando transporte de alunos nas escolas, num aumento de 50% em relação a 2010. “E esperamos que todos estejam dentro das normas prescritas pela prefeitura”, conclui o secretário.  
Abaixo o cronograma de vistoria de transporte escolar, mototáxis/motofretes e ônibus:
Escolar
Placa (final)         Data0,1,2 e 3               12 a 15 de julho
4,5 e 6                  18 a 22 de julho
7, 8 e 9                 25 a 29 de julho
……………………………………………..
Mototáxis/motofretes
Placa (final)         Data0,1,2,3 e 4            18 a 22 de julho
5,6,7,8 e 9            25 a 29 de julho

……………………………………………..

Ônibus
Placa (final)         Data0 e 1                     1 a 5 de agosto
2 e 3                     8 a 12 de agosto
4 e 5                     15 a 19 de agosto
6 e 7                     22 a 26 de agosto
8 e 9                     29 de agosto a 2 de setembro
Texto: Valéria Vianna

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo