quarta-feira, 20 janeiro, 2021
25.9 C
Maricá

Vinte mil alunos esperam computadores prometidos pelo governo do RJ

Os 20 mil estudantes mais bem colocados no Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), no ano passado, ainda não receberam os computadores portáteis prometidos pela Secretaria Estadual de Educação. A avaliação externa de desempenho escolar em Português e Matemática foi aplicada, em dezembro, para um milhão de alunos em todo o Estado.
Mas passados quatro meses da data prevista para a cerimônia de entrega, os alunos ainda esperam pela premiação. “Minha filha passou na prova. Até hoje está na esperança de receber o prêmio e nada. O que mais nos deixa chateados é que não dão informação”, criticou a designer Fabíola Nascimento, 32 anos, mãe de Agdá, 13, aluna do 9º ano da Escola Estadual Mestre Iran, em Nova Iguaçu.
A licitação de R$ 82 milhões para compra de até 30 mil notebooks e 30 mil netbooks foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado. O órgão questionou vários itens do edital, como o detalhamento do preço unitário. Esta semana, o tribunal aprovou a compra cujo edital está sendo refeito pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Proderj). Novo edital sairá segunda-feira.
Segundo o presidente do Proderj, Paulo Coelho, a previsão é que o pregão eletrônico para escolha da empresa vencedora ocorra até 15 de agosto. A Secretaria Estadual de Educação informou que ainda está avaliando se os alunos receberão notebook ou netbook (computadores menores).
A previsão é que, a partir da escolha da fornecedora, em 20 dias os computadores portáteis comecem a ser entregues. A cerimônia poderá ocorrer no Maracanãzinho, como no ano passado, quando reuniu 7 mil.

Ajude o 'Maricá Info'

Apoie o JORNALISMO INDEPENDENTE. Clique aqui, faça uma contribuição mensal e ajude-nos a manter o nosso trabalho.

Maricá
céu pouco nublado
25.9 ° C
26.7 °
25 °
78 %
3.6kmh
20 %
qua
28 °
qui
29 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
28 °