EducaçãoNotícias de MaricáPubli

Educação em Maricá aposta na inovação sem abrir mão da excelência

O mundo mudou. A comunicação saiu das cartas demoradas para o WhatsApp, a internet encurtou distâncias e a inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia. Mas muitas escolas ainda funcionam como no século retrasado: com o professor no centro, todos seguindo o mesmo guia didático e as provas padronizadas como única forma de avaliar.

Porém, já sabemos que dá para fazer diferente. Experiências no Brasil e no mundo mostram que, com apoio da pedagogia, psicologia e outras áreas da ciência da aprendizagem, é possível desenvolver novas competências sem abrir mão da excelência acadêmica.

Aqui em Maricá, isso também já acontece. A rede pública tem projetos que ultrapassam a sala de aula, valorizando a cultura local, a identidade comunitária e a sustentabilidade. O próprio território vira sala de aula, com hortas e ações coletivas que aproximam escola e comunidade.

E não para por aí. O educador português José Pacheco, referência internacional com a Escola da Ponte e hoje morador de Maricá, trouxe para cá a inspiração de uma escola humanizada, em que o estudante é protagonista do aprendizado.

Na iniciativa privada, Maricá conta com uma experiência que rompe paradigmas: o Colégio Prima. A escola não utiliza apostilas padronizadas, desenvolve seu próprio modelo pedagógico e coloca o estudante como protagonista do aprendizado, unindo projetos autorais e avaliações tradicionais. Até o recreio ganha um novo sentido: em vez de cantina padronizada, frutas frescas e brincadeiras livres.

O resultado dessa proposta é claro: nos últimos anos, o Colégio Prima tem ocupado o 1º lugar no ENEM em Maricá, uma demonstração de que é possível construir uma escola alinhada ao século XXI e alcançar excelência acadêmica ao mesmo tempo.

📚 O Brasil ainda tem muito a avançar em educação, mas é preciso reconhecer que diferentes modelos inovadores vêm surgindo mundo afora — e Maricá pode se orgulhar de fazer parte desse movimento. Conheça mais sobre essas propostas, procure as escolas, explore seus projetos e veja como elas estão fazendo diferença na vida das crianças, das famílias e dos profissionais. Porque, no fim das contas, é a educação que tem o poder de impactar o futuro de toda uma sociedade.Como disse o grande educador Paulo Freire: “Educação não muda o mundo. Educação muda as pessoas, pessoas mudam o mundo.”

Relacionados

Botão Voltar ao topo