Notícias de MaricáNotícias do Estado

Governo do Rio entrega doação de pescado a entidades filantrópicas de Maricá

A Secretaria Desenvolvimento Regional, por meio da Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), entregou nesta sexta-feira (20/9) aproximadamente 500 quilos de pescados a quatro entidades filantrópicas de Niterói e Maricá. A iniciativa faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ação do Governo Federal de fortalecimento da pesca e da agricultura familiar no país, que promove a compra direta de alimentos que são doados para entidades socioassistenciais. 

Ao todo, 16 pescadores artesanais associados à Associação Livre de Aquicultura e Pesca de Itaipuaçu (ALAPI) e 442 crianças pertencentes às entidades filantrópicas serão beneficiadas com repasses quinzenais de pescado até o fim do ano.

A Creche Comunitária São Bento e ao Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas para Jovens e Adultos Especiais receberam pescados. (Foto: Divulgação)
A Creche Comunitária São Bento e ao Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas para Jovens e Adultos Especiais receberam pescados.
(Foto: Divulgação)

– Os pescadores vinculados ao programa nacional não ficam reféns de atravessadores e o que eles pescarem, dentro de uma cota estabelecida, tem a garantia de compra do governo. Ao mesmo tempo, garantimos que as entidades filantrópicas tenham acesso a alimentos saudáveis. A condição para que os produtores possam se cadastrar é que eles tenham a Declaração de Aptidão Pronafi (DAP) – explicou o secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto.

A Fiperj é a responsável pela Emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é o documento que identifica os pescadores artesanais e aquicultores familiares e/ou suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas, aptas a realizarem operações de crédito rural ao amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Além do acesso ao crédito, a DAP é obrigatória em outros programas e ações federais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio do qual o agricultor vende sua produção para o governo e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Presidente da Associação Livre de Aquicultura e Pesca de Itaipuaçu, Paulo Cardoso da Silva comemorou a inscrição no programa.

– Este programa é muito importante. Hoje o grande problema do pescador é o atravessador, porque o peixe chega por um valor no porto e vai para o mercado consumidor por um valor quase três vezes maior. Este programa nos dá a oportunidade de termos o preço final do Ceasa e, além disso, as entidades vão receber um produto de qualidade – disse Paulo Cardoso.

Diretora da Associação Filantrópica Kairós de Assistência Social, que atende a 87 crianças de 2 a 5 anos, Jorgeane Lopes Souza vai repassar parte da doação para as famílias dos jovens atendidos.

– Esta ajuda é valiosa. Vai enriquecer a alimentação destes garotos e garotas não só aqui na creche, mas na casa deles. Iremos doar parte deste pescado para as famílias – afirmou a diretora.

Para o diretor-presidente da Sociedade Espírita Fraternidade Remanso Fraterno, Carlos Alberto Pereira o pescado doado é bem-vindo. Ele enriquecerá alimentação das 240 crianças atendidas pela entidade.

– As crianças permanecem conosco o dia inteiro, têm café da manhã, almoço, café da tarde e um pequeno jantar. Este pescado é muito bem-vindo, porque diminui uma despesa – disse Carlos Alberto.

Capacitação das merendeiras das entidades atendidas

A Fiperj irá ministrar para as merendeiras e nutricionistas das instituições filantrópicas participantes do PAA cursos de capacitação para ampliar o aproveitamento do pescado. Serão ensinadas formas de transformar o pescado em produtos mais elaborados, como quibe e linguiças, agregando valor ao produto.

A produção de pescado, que inclui pescadinha, corvina, sardinha, entre outros peixes, também foi entregue à Creche Comunitária São Bento e ao Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas para Jovens e Adultos Especiais, ambas em Maricá.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo