Rio de Janeiro

Primeiro trecho do elevado da Perimetral é implodido no Rio

Foi implodido na manhã deste domingo (24) o primeiro trecho da Perimetral, viaduto de 5 km na região portuária do Rio.

A detonação de 1.050 metros do elevado, na faixa correspondente à avenida Professor Pereira Reis e à rua Silvino Montenegro, foi executada em cinco segundos, conforme previsto pela prefeitura.

Leia Também: Linhas de ônibus sofrem alterações com fechamento da Rodrigues Alves

Primeiro trecho da perimetral foi implodido na manhã deste domingo (24). (Foto: Divulgação | Prefeitura do Rio de Janeiro).
Primeiro trecho da perimetral foi implodido na manhã deste domingo (24).
(Foto: Divulgação | Prefeitura do Rio de Janeiro).

Pontualmente às 7h, o prefeito Eduardo Paes (PMDB), ao lado de engenheiros, acionou a manivela do detonador. “Tudo aconteceu dentro do esperado. Hoje é um dia muito importante para a cidade do Rio de Janeiro. A Perimetral era um símbolo do abandono da região portuária, que agora a gente está revitalizando”, afirmou o prefeito.

O trecho implodido, de 29 vãos e 232 vigas, pesava 5 mil toneladas. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), da prefeitura, foi utilizada uma carga de 1,2 tonelada de explosivos.

Mais de 2.500 pneus, recheados com areia, serviram de amortecedor às estruturas de concreto. A operação envolveu cerca de 500 profissionais.

A iniciativa foi a primeira no Brasil a repetir experiência internacional de demolição de viadutos a fim de recuperar áreas urbanas degradadas.

A Perimetral –que liga o Centro à Ponte Rio-Niterói e à avenida Brasil, principais acessos à cidade– será substituída por uma via expressa de pouco mais de 5 km. Combinada à Via Binário (aberta no último dia 2), a nova avenida deve aumentar a capacidade de tráfego em 27% a partir de 2016, segundo a prefeitura.

[Fonte: Folha de São Paulo]

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo