Notícias de MaricáNotícias do Estado

Passageiros reclamam do sistema biométrico em ônibus

Um novo sistema foi implantado em ônibus de diversas empresas de transportes rodoviários no Estado do Rio de Janeiro, inclusive nos coletivos da Viação Nossa Senhora do Amparo.

Da redação | João Henrique – O sistema biométrico surgiu após muitas fraudes em Rio Cards escolares e especiais, no qual eram utilizados não pelo beneficiário, mas sim, por terceiros, caracterizando a fraude e causando prejuízo não para as empresas, mas sim para os contribuintes, que pagam a passagem dos portadores de gratuidade com impostos.

Durante diversos meses, o recadastramento foi feito na sede do Setrerj (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro), no Centro de Maricá. Idosos e Estudantes fizeram o recadastramento para não perderem o benefício e, agora ‘sofrem’ com o sistema que pode demorar até cinco minutos para poder liberar a roleta.

A costureira Ana Maria Goulart, 63 anos, comentou que prefere pegar o transporte alternativo do que ônibus com biometria. “Eu prefiro esperar mais para pegar uma van do que ir em ônibus que eu vou ficar sendo constrangida passando o dedo e atrasando a viagem das pessoas.” Disse.

Demora

A demora se dá ou pelo desgaste natural das mãos dos  idosos ou pela falha no dispositivo que realiza a leitura, implicando em um atraso nas viagens dos coletivos. Em alguns casos, motoristas pedem para que o portador da gratuidade entre pela porta detrás e mostre a identidade para a câmera de segurança.

A soma dos atrasos na leitura das biometrias pode chegar a atrasar cada viagem em até 15 minutos, prejudicando o transporte público em detrimento do fim das fraudes.

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Olá, boa noite. Nosso sistema é antigo. Não conheço o sistema de outro lugar, então não posso fazer comentários.

  2. Essas fraudes é um fato, tem mesmo que ser modificado o sistema, o que não é admissível ,é atrasar a viagem dos outros passageiros, esse sistema no banco Bradesco é uma MD, os criadores deste maravilhoso mecanismo deveriam se empenha para ser mais rápido a identificação …

    1. Por que não fizeram como na região dos lagos, onde a liberação se dá por reconhecimento facial, muito mais eficiente e deixa o processo mais rápido até do que aquele em que o cobrador tem que fazer a liberação

Botão Voltar ao topo