Notícias de MaricáObras

Prefeitura de Maricá inaugura Ponte da Barra nesta quinta-feira

Mais um elefante branco ou uma obra importante para a vida dos moradores dos bairros de Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí e Ponta Negra? Questionamentos surgem e governo não dá respostas.

A Ponte da Barra custou mais de R$10 milhões para ser erguida, em mais de três anos de obras. Ela é relativamente pequena mede apenas 172 metros e já causou uma grande repercussão acerca de sua importância. Seria mesmo importante a obra pensando em enchentes que acontecem pouco mais de uma vez a cada década?

Pensando nisso o ‘Maricá Info’ pesquisou e foi descobrir o que aconteceria se abrisse o Canal da Barra, afinal, o que justificaria uma Ponte sem água debaixo? Nada!

A abertura do Canal da Barra poderia causar sim, porém, caso fique aberto por um longo período de tempo, a Lagoa de Maricá pode secar. Isso se dá pois o fundo da lagoa está acima do nível do mar.

Com a lagoa seca, muitos pescadores iriam perder o seu meio de sustento e depender de realizar outras atividades, assim como o turismo perderia e com isso, a perca seria enorme para toda a cidade.

A inauguração da Ponte da Barra está marcada para esta quinta-feira (16/01) às 17h30, com show do sambista Dudu Nobre e Bateria da Grade Rio. Autoridades marcarão presença, como o prefeito Washington Quaquá (PT) e o secretário estadual de Meio Ambiente Carlos Minc (PT).

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Celso Cabral, o projeto original da ponte já previa a conexão controlada entre lagoa e mar, para aumentar os níveis de oxigenação na lagoa em períodos de evaporação intensa, ou o esvaziamento temporário dela quando o nível d’água estiver acima dos limites de segurança. “Quem vive naquela região sabe a importância da obra para evitarmos a repetição das cenas vistas em 2010. O projeto teve todas as justificativas técnicas estudadas e aprovadas pela secretaria Estadual do Ambiente”, explica.

A Ponte da Barra foi projetada e construída com recursos do FECAM (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano) em parceria com a Prefeitura de Maricá.

Turismo

A Prefeitura de Maricá pretende transformar a Ponte da Barra em mais uma atração turística, com uma iluminação especial e urbanização da região.

Acessibilidade

Constatamos também a falta de acessibilidade na ponte, que ligará os bairros de Guaratiba, Cordeirinho e Bambuí ao Centro da cidade pela Barra de Maricá. Também não há passagens para ciclistas, que serão obrigados a andar junto aos carros e correr risco de morte.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo