Notícias de Maricá

Projeto “Pedala Maricá” incentiva ciclismo com circuito urbano

Maricá realizou nesta quinta-feira (13), mais uma edição do projeto ‘Pedala Maricá’, de incentivo ao ciclismo na cidade. Com aproximadamente uma hora de duração, os participantes circulam pelas principais vias do Centro. A concentração acontecerá a partir das 19h, na Praça Conselheiro Macedo Soares, também conhecida como a Praça do Turismo.

O projeto, que é iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer, tem a participação de aproximadamente 50 ciclistas, acompanhados por equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Segurança Pública e de Trânsito e Transporte, para garantir a segurança dos participantes. Durante o circuito urbano, os participantes seguiram pela Avenida Roberto Silveira, e percorreram diversas ruas e avenidas conhecidas da cidade. A dispersão foi na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel.

Projeto
A atividade é recomendada para pessoas de qualquer idade, no entanto, menores de 14 anos devem estar acompanhados de pai, mãe ou responsável. Quem tiver interesse em participar, não precisa se inscrever, basta comparecer na concentração com sua bicicleta e fazer parte do projeto.

De acordo com a Secretaria de Turismo, o objetivo do projeto é conscientizar a população sobre o uso da bicicleta como meio de transporte eficiente e ambientalmente correto, além de mostrar os benefícios à saúde em geral que traz. O ciclismo é uma atividade rítmica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico.  Em termos de saúde, estimula o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo indicado por médicos especialistas para desenvolvimento de resistência de força muscular das pernas e como ótimo exercício para queima de gordura corporal. A média é de 400 calorias perdidas por hora.

O projeto teve início em janeiro de 2013, e além do Centro (berço do projeto), o Pedala Maricá já percorreu ruas de diversos bairros, como: Cordeirinho, Espraiado, Itapeba, Flamengo, Itaipuaçu e Barra de Maricá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo