Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura desmente boatos de gripe suína

A prefeitura de Maricá divulgou um comunicado nesta sexta-feira (28/11) esclarecendo e desmentindo o boato divulgado em Maricá de que a jovem Ana Julia da Silva, de 14 anos, havia morrido em decorrência do vírus H1N1, mais conhecida como Gripe Suína.

Segundo o comunicado, a informação divulgada é alarmista e sem comprovação médica. Confira na íntegra: 

“A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público tranquilizar a população a respeito de boatos de incidência do vírus H1N1, da gripe suína, na cidade e reitera que nunca houve nem há nenhum caso da doença no município. A situação da paciente internada no Hospital Municipal Conde Modesto Leal (HMCML) na manhã do último dia 20/11, que gerou uma onda de julgamentos precipitados, nada teve a ver com a doença. O exame solicitado para comprovação do vírus, como forma de frear a disseminação de informações alarmistas e sem comprovação médica, teve o seu resultado divulgado na noite desta quinta-feira 27/11, e deu negativo para H1N1.   

A jovem, que infelizmente faleceu na UTI de Itaboraí – para onde fora transferida pela Central de Regulação do Estado com intervenção e acompanhamento pessoal da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá –, deu entrada no HMCML com um quadro agudo de descompensação metabólica provocada por diabetes, agravado por uma forte infecção nas vias respiratórias. A paciente foi examinada, passou por todos os exames pertinentes e foi medicada de acordo com os sintomas apresentados. A Secretaria Municipal de Saúde, após levantamento de todos os Boletins de Atendimento da unidade registrados nos últimos dois meses, verificou ainda que a paciente foi atendida quatro vezes com sintomatologias e queixas diferentes, sempre com a qualidade e a eficiência características da equipe de profissionais do HMCML. 

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que tomou todas as medidas necessárias previstas pelas normas do Ministério da Saúde e da Vigilância em Saúde e esteve em contato direto com a Secretária Municipal de Educação e demais órgãos públicos necessários, prestando todos os esclarecimentos a fim de tranquilizar pais e estudantes da escola onde a adolescente estudava.”

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo