Educação

Inep libera notas do ENEM 2014

Compartilhe!

Milhões de candidatos a vagas em universidades públicas e particulares de todo o Brasil já podem consultar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio através do site do INEP (http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/) ou pelo telefone: 0800 616161

O resultado foi divulgado após horas de espera e depois do sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sofrer ataques de hackers. O sistema ainda apresenta lentidão.

Ao conferir o resultado, os candidatos precisam do número de inscrição ou do CPF e da senha criada no momento da inscrição.

Poucos minutos após a divulgação do link, candidatos passaram a reclamar de lentidão no acesso pelas redes sociais. Mais cedo, durante coletiva, o presidente do Inep, Francisco Soares, disse que o site vinha sendo alvo de ataque de hackers que tentavam derrubar o sistema.

– É impressionante a quantidade de pessoas que querem derrubar o site – disse, explicando que a instabilidade pode durar nos próximos dias e uma empresa já investiga a origem dos ataques.

A nota do Enem poderá ser usada para participar do Sistema ùnico de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ficarão abertas a partir da semana que vem, de 19 a 22 deste mês. Ao todo, serão disponibilizadas 205.514 oportunidades em 5.631 cursos de 128 faculdades, universidades e centros universitários.

Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu neste primeiro semestre. Todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) também oferecem vagas pelo sistema.Podem participar do Sisu aqueles que não tenham zerado a prova de redação.

A pontuação do Enem também permite que o candidato possa concorrer a bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro. Servirá também para certificar o ensino médio e obter empréstimo pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em dezembro passado, no entanto, o MEC endureceu as regras de financiamento do programa, ao exigir um mínimo de 450 pontos no exame para que o candidato possa concorrer ao benefício.

A nota do Enem também permite o acesso programa de intercâmbio Ciência Sem Fronteiras (CsF), desde que o candidato tenha tirado, no mínimo, 600 pontos. No ano passado, o exame foi realizado em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.

Maricá Info: Você bem informado!