Início Meio Ambiente Maricá: Mortandade de peixes afasta banhistas de lagoa na Barra

Maricá: Mortandade de peixes afasta banhistas de lagoa na Barra

Toneladas de peixes apareceram mortos na manhã do último sábado (17). (foto: João Henrique / Maricá Info)

Toneladas de peixes apareceram mortos na manhã deste sábado (17) na Lagoa da Barra de Maricá, debaixo da ponte Marco Antônio Siqueira. Quem chegava no local e se deparava com a cena rapidamente se retirava e ia até a praia da Barra para se refrescar do forte calor de mais de 38ºC. Não é indicado o banho nas lagoas devido a alta concentração de bactérias.

A causa da mortandade de peixes ainda não foi descoberta, mas, segundo relatos, ela pode ter acontecido pela baixa quantidade de oxigênio presente na água. Isso é causado pelo lançamento de esgoto sem tratamento nos rios, canais e até mesmo nas lagoas do município de Maricá.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) irá colher amostras da água e emitirá um relatório explicando a causa da mortandade, que afastou os banhistas da lagoa.

Em 2012 um caso idêntico ocorreu na Lagoa de Araçatiba. Na época o Inea atribuiu a mortandade a uma combinação de fatores decorrentes do Verão. Segundo a nota, como não chove há quase duas semanas e o calor continua forte, é provável que a temperatura das lagoas esteja mais alta que o normal e isso ocasiona a proliferação excessiva de algas que disputam o oxigênio da água com os peixes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui