Notícias de MaricáPonta Negra

Barco naufragado há uma semana ainda está na praia de Ponta Negra, em Maricá

Reportagem: João Henrique

Na madrugada de segunda-feira (19/01) o barco pesqueiro navegava a poucos metros da praia de Ponta Negra e atingiu uma pedra, vindo a naufragar e interditar grande parte da praia devido ao óleo que vazou e aos destroços.
Até então, autoridades náuticas estão tentando remover a embarcação da praia com o auxílio de rebocadores, mas as tentativas de içar o barco ‘Sinal da Cruz’ – avaliado em R$ 2 milhões – fracassaram e o casco do barco atuneiro continua na praia da Ponta da Galeta, em Ponta Negra. Este mesmo barco já havia sido apreendido em dezembro de 2014 pela Guarda Marítima Ambiental em Armação de Búzios sob alegação de pesca ilegal, pois pescava sardinha no período de defeso.

Barco atuneiro pode ter batido em uma pedra durante a madrugada. Estima-se que 8 mil litros de óleo diesel estejam nos tanques da embarcação. (fotos: João Henrique / Maricá Info)
Barco atuneiro pode ter batido em uma pedra durante a madrugada. Estima-se que 8 mil litros de óleo diesel estejam nos tanques da embarcação. (fotos: João Henrique / Maricá Info)

A embarcação Sinal da Cruz é de Niterói, tem 26 metros e capacidade para transportar até 70 toneladas de carga. No momento do naufrágio em Ponta Negra o barco estava com 8 mil litros de óleo diesel, sendo que uma parte vazou no mar.
Moradores e turistas reclamam do descaso, visto que esses barcos realizam pescas de arrasto no litoral da cidade há semanas, como mostramos em uma reportagem do dia 10 de janeiro (Internauta flagra pesca predatória no mar de Maricá)
“Além de atrapalhar o nosso lazer, já que essa praia é uma das únicas que dá pra tomar banho, o meio ambiente corre risco com esse monte de óleo que pode vazar a qualquer momento.” Disse o morador José Augusto Ferreira, de 47 anos.
Agentes da Defesa civil de Maricá colocaram bóias no Canal de Ponta Negra para evitar que o óleo possa entrar nas lagoas da cidade e causar um estrago maior ainda, mas pescadores já denunciam que uma certa quantidade do combustível do barco já entrou pelo canal.

Praia de Ponta Negra continua interditada para banho até a retirada da embarcação. (fotos: João Henrique / Maricá Info)
Praia de Ponta Negra continua interditada para banho até a retirada da embarcação. (fotos: João Henrique / Maricá Info)

Uma imagem aérea do litoral de Ponta Negra poucos dias após o naufrágio já mostrava uma mancha ocasionada pelo óleo que vazou da embarcação.
A praia continua interditada até que a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro com o auxílio de rebocadores e içadores possam realizar a retirada da embarcação.

Uma reunião será realizada nesta segunda-feira para definir como será a próxima operação para a retirada do barco, já que por mar as tentativas foram fracassadas e agora a Marinha pretende retirar a embarcação pela praia.

Confira a reportagem:

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo