Notícias de Maricá

Inea impede captação irregular de água no Rio Ubatiba, em Maricá, RJ

A Superintendência Regional Baía de Guanabara, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fez nesta sexta-feira (10) uma nova vistoria no Rio Ubatiba, em Maricá, interior do Rio, alvo de denúncias de represamento e captação irregular de água que poderiam comprometer o abastecimento do município. De acordo com o Inea, a operação foi feita após um vistoria anterior, que aconteceu no dia 26 de março.

Um dos moradores, proprietário de um sítio, desfez a captação e uma barragem construídas na margem do rio. A ação foi acompanhada por representantes do Ministério Público de Niterói, de representantes da prefeitura, e do superintendente do Inea Paulo Cunha. O grupo percorreu o rio até a nascente, na localidade do Silvado.

“A vazão constatada na nascente é de cinco metros cúbicos por segundo. Segundo a prefeitura, esta é a vazão verificada nos últimos 10 anos. Existe a necessidade, porém, de recuperação da mata ciliar ao longo do rio”, afirmou Paulo Cunha.

Segundo o Inea, o Rio Ubatiba é fundamental para o abastecimento de água do município. A vistoria atendeu às solicitações da Cedae, que administra a estação de tratamento de água do município – abastecida pelo Rio Ubatiba – e do Ministério Público.

Do G1

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo